Quatro dos cinco maiores partidos do Brasil são citados na Lava Jato

4. Cenário Político - infográfico

A operação Lava Jato é a maior investigação contra corrupção já realizada no Brasil. Os números podem até assustar. Foram realizadas 484 buscas e apreensões, 133 mandados de prisão cumpridos, 49 acordos de colaboração (delação) premiada firmados, os crimes denunciados envolvem o pagamento de propina de cerca de R$ 6,4 bilhões, sendo que R$ 2,9 bilhões já foram recuperados e, até o momento, ocorreram 93 condenações, que contabilizariam cerca de 990 anos e 7 meses de pena.

Ao todo, membros de sete partidos políticos foram citados na Operação Lava Jato, membros do PP (Partido Progressista), PT (Partido dos Trabalhadores), PSB (Partido Socialista Brasileiro), PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), Solidariedade, PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PSDB (Partido da Social Democracia).  De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, os cinco partidos com maior número de filiados (os maiores partidos do Brasil) são o PMDB (1.588.528 filiados), PT (1.588.528), PP (1.418.345), PSDB (1.408.725) e PDT – Partido Democrático Trabalhista (1.223.018).

Entre os cinco maiores partidos do Brasil, apenas o PDT não foi citado na Lava Jato. Será que não é o momento para o brasileiro optar em conhecer candidatos de outros partidos? Ao todo existem 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, entre esse número, 10 partidos têm menos de 10 mil eleitores filiados e não tem uma ampla divulgação. Ainda segundo a lei eleitoral, existem regras para que os partidos consigam ter candidatos concorrendo às eleições e, ainda, há regras para a divisão do tempo de propaganda partidária gratuita na TV e rádio, o que dificulta ainda mais a divulgação de partidos menores. Pensando nisso, O Minuto jornal separou as linhas de pensamento de cinco partidos menos votados nas eleições presidências de 2014 e, que não foram citados na Operação Lava Jato. Será que o leitor conhece esses partidos?

Deixe um comentário