Qual efeito político e econômico da Operação Lava Jato?

Untitled-1

As investigações da Operação Lava Jato têm causado uma mudança na forma de pensar dos brasileiros. A economia do Brasil está na contramão das demais economias mundiais, outras nações já mostram recuperação econômica, enquanto, por aqui, a crise parece não ter mais fim e a credibilidade da classe política do país está cada vez mais em cheque, como nunca esteve antes, uma vez que a Incredulidade (falta de crença) da sociedade com os políticos beira o abismo.

Com o depoimento do ex-presidente Lula à Polícia Federal para a Lava Jato, o Brasil virou assunto em toda a imprensa mundial e surgiu um intenso debate entre aqueles que defendem o ex-presidente e os que apoiam o trabalho da Polícia e do Judiciário no combate as denúncias de corrupção.

2016 é ano de eleições municipais, mas a falta de confiança nas figuras políticas está afastando cada vez mais o cidadão das decisões que envolvem seu bairro e cidade, por não acreditar que os governos defendam os interesses e desejos da população. É cada vez maior a quantidade de pessoas que optam por não votar, ou acabam votando nulo ou em branco. Nas eleições presidenciais, por exemplo, de 2006, 16,75% da população não foi votar, esse índice foi aumentando, em 2010 o número chegou a 18,12% e, nas últimas, de 2014, 19,39% se absteve do voto no primeiro turno e 21,1% no segundo.

O BRASIL CHEGOU AO FUNDO DO POÇO? PARA ONDE VAI A POLÍTICA BRASILEIRA?

Depois que as investigações da Lava Jato chegaram à Lula e outras figuras e, especificamente no dia do depoimento do ex- presidente, ocorreram reações tanto do mercado, como na sociedade: a Bolsa de Valores teve altos índices de valorização, as ações da Petrobras também tiveram expressiva alta, o dólar despencou, dando pistas de que a recuperação econômica do Brasil depende da recuperação política e a população precisa recuperar a boa fé na política.

 A consequência maior desse descontrole é que o cidadão finalmente percebeu que o Brasil enfrenta uma crise sem previsão de ser resolvida, uma vez que não existem projetos ou uma agenda governamental que demonstre um plano para o enfretamento do atual momento, nem por parte da gestão atual, nem por parte da oposição.

Deixe um comentário