You are currently viewing O que são investidores qualificados?

O que são investidores qualificados?

Ao pesquisar sobre investimentos e mercado financeiro, você com certeza já se deparou com a informação de que tal aplicação só pode ser realizada por um determinado tipo de investidor. Um desses tipos de investidor é o chamado investidor qualificado. Mas você sabe o que isso significa?

Existem vários tipos de investimento, assim como diferentes categorias de investidores. Todas as aplicações financeiras possuem uma regulamentação, que define quem pode investir em cada tipo de produto financeiro. Nesse caso, o investidor qualificado é aquele que detém um elevado nível de conhecimento sobre produtos financeiros, além de possuir um volume de capital investido igual ou superior a um milhão de reais. Pessoas físicas que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificação e registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários e também clubes de investimento cuja carteira seja gerida por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados também entram nessa categoria.

Quem regulamenta essas condições é a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão regulador do mercado financeiro, através da Instrução CVM 555/14.

O elevado nível de conhecimento sobre o mercado financeiro exigido é atestado através da assinatura de um termo próprio de responsabilidade. Esse atestado é importante porque por se tratar de investimento em títulos com maior risco ou ações de baixíssima liquidez, existe uma série de proteções legais que não se aplicam a esse tipo de investidor. Desta forma, é necessário que o investidor tenha total capacidade de avaliar e entender os produtos disponibilizados no mercado de fundos de investimento, sem a necessidade dessa proteção legal.

Essa proteção, que é garantida aos investidores não-qualificados, exige a entrega de prospecto ao investidor, proíbe o investimento em determinadas modalidades de fundos e limita as possibilidades de cobrança de performance, assim como as condições de resgate.

Como o investidor qualificado tem acesso à produtos de investimento diferenciados, com gestão especial e custos mais baixos que os ofertados pelos bancos ao público em geral, é importante que ele realmente detenha esse conhecimento para que possa investir com segurança nesses produtos que exigem um alto nível de aplicação.

Deixe um comentário