A importância da análise de crédito para as empresas

Diante das dificuldades enfrentadas pelo mercado brasileiro por conta da crise, o setor de análise de crédito das empresas tem se tornado cada vez mais importantes. Com a grande competitividade existente hoje e a busca incessante por novos clientes, a probabilidade de se deparar com maus pagadores aumenta, e essa situação pode trazer prejuízos para as empresas por conta da inadimplência.

A venda a prazo por exemplo, é fundamental para que os clientes tenham a possibilidade de comprar mais, e também ajuda a empresa a movimentar seu o estoque, aumentar sua lucratividade, ganhar escala, dentre outros benefícios. Mas exige alguns cuidados por parte da administração. Antes de vender ou conceder crédito para os clientes, é importante verificar o histórico desses clientes, pois não adianta nada vender mais, porém não receber por isso em um caso de inadimplência.

O setor de “contas a receber” tem um papel importante no caminho para o sucesso de uma empresa, pois grande parte dos seus recebimentos depende dele. Não é vantajoso vender mais, e na hora de receber, os clientes não honrarem com seus compromissos também por não terem condições financeiras.

O acesso as informações de crédito de um cliente podem ser facilmente encontradas através do intermédio de entidades como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que consiste em um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor,  que é administrado e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que são filiadas à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos), que é uma empresa brasileira privada, de caráter público, responsável por reunir informações, fazer análises e pesquisas sobre as pessoas físicas e jurídicas que estão com dívidas financeiras.

A realização dessa análise financeira geralmente influencia nas políticas de crédito que são adotadas por uma empresa, como em relação as formas de pagamento que serão aceitas, o limite de crédito que pode ser concedido aos clientes, e até mesmo na seleção da carteira de clientes. Mas vale ressaltar que as empresas devem ser cautelosas, porém, também podem levar em consideração o perfil desses clientes. Ter uma política de crédito extremamente rígida pode evitar maiores inadimplências, mas também podem ajudar a diminuir o volume de vendas, considerando o fato de que um cliente sem aprovação de crédito provavelmente não realizará nenhum negócio com a sua empresa.

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