Como começar um novo negócio?

O grande sonho de muitos trabalhadores é ser o seu próprio patrão e ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta, mas a maioria não sabe como começar e nem em que tipo de negócio deve investir. Como conseguir dinheiro para empreender? Como gastar pouco? Qual é a melhor ideia?

Montar um negócio próprio que seja lucrativo e duradouro exige foco, determinação e muito trabalho, para não abandonar o barco na primeira dificuldade.

Algumas dicas importantes sobre o assunto podem ajudar a encontrar as respostas que você procurava para essas perguntas.

Verifique o potencial do negócio que pretende começar
Muitas vezes, para você a sua ideia é a melhor do mundo, mas nem sempre ela é realmente boa. Para saber se o negócio tem chance e vale a pena ser levado adiante você deve conferir a opinião das pessoas a respeito dele. Pergunte aos amigos e familiares o que eles acham da sua ideia e de que forma ela pode ser melhorada. Mas não se restrinja apenas as pessoas que estão à sua volta. Peça também a opinião de quem você não conhece, amigos de amigos, ou outras pessoas que não estejam emocionalmente envolvidas com você e com o seu projeto. Isso vai te ajudar também a definir melhor o seu foco e potenciais clientes.

Confira o capital disponível para o desenvolvimento do projeto
Verifique se o dinheiro que você tem para aplicar no seu novo negócio é o suficiente para que ele possa ser concluído. Caso não seja, uma boa alternativa é encontrar um sócio para desenvolver esse projeto junto com você. Poder contar com outra pessoa é bom porque, além da ajuda financeira que ela pode te proporcionar, ela pode ajudar também com ideias e diferentes visões sobre o projeto. Só não se esqueça de documentar essa sociedade definindo o papel de cada um no novo empreendimento para evitar problemas futuros.

Conte com pessoas mais experientes que você e reforce o seu networking
Buscar opiniões de pessoas com uma maior experiência na área de atuação em que você está entrando te ajudará a evitar erros mais comuns nesse tipo de negócio e te trará mais conhecimento e informação sobre o meio. Manter bons contatos durante o processo de abertura da sua nova empresa pode ajudar também na hora de espalhar para uma maior quantidade de pessoas que o seu negócio está começando e assim fazer com que ele ganhe uma boa visibilidade mais rapidamente.

Invista em propaganda
Quando dizem que a propaganda é a alma do negócio, é a mais pura verdade. Um negócio não vai para frente se ele não for visto. Além do networking citado anteriormente, divulgue o máximo que puder o seu novo empreendimento. Hoje em dia existem muitas maneiras baratas de divulgar produtos e serviços, como através de redes sociais ou sites, para que o seu negócio ganhe visibilidade e repercussão. Foque no seu produto e procure mostrar qual é o diferencial dele para que desperte o interesse das pessoas.

Faça um bom planejamento
Planejar bem o negócio antes de começar pode ajudar a evitar surpresas e prejuízos. Nesse planejamento você deve calcular além dos lucros, as possíveis perdas, para que não seja pego desprevenido. Dessa forma fica mais fácil encontrar soluções rápidas para a resolução dos problemas e assim evitar que o negócio decline antes mesmo de decolar.

Deixe um comentário