O que é Factoring?

Muitas empresas enfrentam dificuldade na hora de receber um ativo ou conseguir liquidez para um título, quase sempre porque o prazo é extenso. Um dos serviços disponíveis para facilitar esses recebimentos é o que as empresas de Factoring oferecem, disponibilizando uma operação caracterizada pela aquisição de direitos creditórios de contas a receber a prazo, oferecendo na compra um valor à vista.

Isto é, a atuação das Factorings consiste na troca de ativos financeiros, papéis recebíveis e créditos futuros, por dinheiro circulante no ato. Assim, ao invés de esperar o pagamento dos seus clientes, a empresa pode vender suas faturas a vencer para uma Factoring (uma espécie de adiantador de dinheiro) que realiza o pagamento de forma antecipada.

A atuação deste tipo de empresa vem ganhando espaço. Só no ano de 2013 o setor de Factoring movimentou R$ 100 bilhões.

O empréstimo em Factoring é uma das maneiras de não precisar empenhar o patrimônio para conseguir liquidez, preenchendo assim a lacuna que existe entre o fluxo de caixa e os recursos advindos das vendas para clientes.

Normalmente os empresários ficam atribulados com a incapacidade de cumprir os pagamentos em dia para fornecedores. Isso acontece pelo fato de a empresa não possuir dinheiro em caixa, dinheiro este que pode estar ‘travado’ em um crédito a ser compensado, comprometendo, deste modo, todo o desempenho da empresa em um ciclo contínuo.

Os empresários e administradores de negócios tem acesso à diversas empresas de Factoring através de seu sistema financeiro, tanto empresas comerciais, como de prestação de serviços, conseguindo dinheiro imediato através delas (fomento mercantil).

Essas empresas de crédito podem conceder o melhor negócio para antecipar faturas (créditos a vencer), auxiliando assim na gerência das finanças de uma empresa. Para isso, cobram uma comissão com base no valor a ser adiantado, garantindo um retorno imediato. Futuramente, ao descontar o título, recebem o dinheiro inicialmente investido.

Conseguir dinheiro com a troca de ativos financeiros não envolve muita burocracia, além dos trâmites normais de cadastro jurídico. Muitas empresas têm abastecido seu caixa com dinheiro rápido, acessível e de forma imediata, com a ajuda de Factorings.

É possível obter até 90% do valor de recebíveis e faturas diretamente em conta bancária, a diferença fica com a Factoring (emprestador de dinheiro). Com essa transação, uma empresa pode ter acesso ao dinheiro futuro de forma imediata, ou no momento em que precisar dele, sem burocracia e sem ter que correr atrás de meios paralelos, como o empréstimo com juros altos.

É importante entender que as Factorings só podem antecipar valores em troca de ativos financeiros ou recebíveis, como por exemplo cheques pré-datados. Por essa característica, as empresas de Factoring não são empresas de empréstimos ou financiamentos, como os bancos, e sim empresas que possuem uma forma própria e diferenciada de atuação.

A utilização de Factorings traz grandes benefícios para as Sociedades, os principais deles são aumentar o fluxo de caixa com efeito imediato, a rapidez e agilidade nas decisões gerenciais, o não-endividamento, dentre outros. Deste modo, as empresas tendem a ganhar cada vez mais força para dar continuidade aos negócios.

Deixe um comentário