You are currently viewing Existe idade certa para começar a investir?

Existe idade certa para começar a investir?

A resposta é não.

Sempre orientamos, quanto antes você começar, melhor. O ato de poupar e investir deve fazer parte da rotina de todo mundo, e o mercado financeiro permite que isso aconteça. Não existe restrição de idade para investir, nem para abrir uma conta no banco, para quem deseja ter pelo menos uma poupança, no intuito de guardar dinheiro para o futuro.

É possível investir na Bolsa de Valores ou no Tesouro Direto mesmo não tendo completado 18 anos ainda, porém, nesses casos é necessário que o investimento seja supervisionado pelos pais ou responsáveis legais. De acordo com a BM&FBovespa, o primeiro passo para começar a investir, independentemente da idade, é abrir uma conta em uma corretora de valores credenciada, que pode ser no nome dos pais ou da criança ou adolescente.

Existe idade certa para começar a investir?Investir antes da maioridade é interessante porque por se tratar de investimentos de longo prazo, quanto antes começar, mais o dinheiro aplicado pode crescer, porém, especialistas alertam para que os responsáveis pelas crianças orientem seus filhos sobre o mercado financeiro, para que não tenham que lidar com frustrações futuras em casos de oscilação e possíveis perdas. Mais importante do que investir é apresentar o mercado financeiro para os pequenos, para que aprendam desde cedo a importância de cuidar do seu dinheiro.

Para quem não quer se arriscar tão cedo no mercado de ações ou outros investimentos, é possível abrir uma poupança no nome da criança também. Muita gente escolhe essa opção pensando em guardar dinheiro para a faculdade dos filhos, ou para comprar uma casa ou carro quando eles chegarem aos 18 anos. Para abrir uma conta no nome do menor, é preciso que um responsável assine por ele até que complete a maioridade, porém, não existe uma idade mínima.

Outra recomendação importante para quem deseja começar a investir é buscar o máximo de informação possível sobre o mercado financeiro. Por se tratar de um mercado instável, que pode oferecer grandes rendimentos assim como grandes perdas, o conhecimento ajuda muito na hora de escolher onde aplicar seu dinheiro. Para os mais novos, no início as transações devem ser orientadas pelos pais, mas ao longo do tempo é possível que os investimentos sejam escolhidos por conta própria. A vivência no mercado financeiro desde cedo faz com que o conhecimento sobre investimentos aumente a cada dia, facilitando para que uma pessoa consiga começar a montar sua própria carteira de investimentos com mais segurança, mesmo antes dos 18 anos.

Deixe um comentário