De quanto eu preciso para começar a investir?

A primeira dúvida que surge quando se fala em investimentos é: de quanto eu preciso? Não existe uma resposta exata para isso. O que vai determinar qual o valor necessário é o perfil do investidor e o tipo de investimento que ele pretende fazer.

A tradicional caderneta de poupança geralmente é a primeira opção de quem não entende muito sobre investimentos, ou daqueles que não dispõe de muito dinheiro para começar a investir, porém, é possível aplicar pouco dinheiro em outros tipos de investimentos que podem oferecer uma rentabilidade melhor, considerando o alto índice da inflação, que hoje está em 14,25% (o rendimento da poupança não chega a 8%).

Isso não quer dizer que a poupança seja uma opção ruim, porém, com valores a partir de R$ 30,00 é possível adquirir títulos públicos, como o Tesouro Direto, e com R$ 75,00 as opções de investimentos aumentam ainda mais. Mas mais importante do que o valor da aplicação, é verificar o valor das taxas de corretagem e custódia. Muitas vezes o valor dessas taxas ultrapassa o valor do rendimento da aplicação realizada, o que acaba não compensando o investimento, nesse caso, uma boa opção é poupar por um período antes de começar a investir. É preciso ficar atento também ao objetivo desejado ao investir em uma aplicação, pois isso pode determinar qual é o melhor investimento para atingir essa meta.

Antes de começar a investir, a principal recomendação dos especialistas é que o futuro investidor estude muito o mercado financeiro para começar a aplicar o seu dinheiro. Conhecer melhor os produtos ofertados nesse meio e saber como eles funcionam é a melhor maneira de investir com um pouco mais de segurança, já que os variados tipos de investimentos também apresentam variados riscos e rendimentos. Quanto menor o investimento, mais rígido e disciplinado o investidor deve ser para lidar com as possíveis oscilações do mercado e não desistir na primeira queda. Quanto mais altos os investimentos, também serão maiores as rentabilidades. E quanto antes começar, melhor.

Deixe um comentário