You are currently viewing Grandes riscos trazem grandes retornos? Será?

Grandes riscos trazem grandes retornos? Será?

Como o mercado financeiro tem muitas opções de investimento, é preciso saber filtrar quais delas serão estudadas. Para os iniciantes, que estão dando os primeiros passos, algumas lições básicas são fundamentais, entre elas está o conceito de Risco VS Retorno.

Mas, o que é risco? Risco é a probabilidade de o investi dor perder o dinheiro que ele colocou em um ativo que acreditava ser rentável e seguro, que traria retorno sem perdas. Atualmente, no mercado financeiro encontram-se opções de investimentos de renda fixa (tipo de investi mento que possui remuneração paga em intervalos e condições preestabelecidas) ou variável. Também existem opções rendimentos consideradas seguras, como a poupança, e arriscadas, como o investi mento em ações do mercado financeiro.

Se analisada, a relação de Risco e Retorno pode ser bem interessante e, dificilmente, o investi dor conseguirá fugir dela. Existe um senso comum na população que diz que quanto mais arriscado for um investi mento, maior será a tendência dele trazer retorno financeiro. Porém, o retorno sobre um investi mento em renda variável não é garanti do. Se o objetivo do investi dor é conseguir rentabilidades altas, ele automaticamente estará exposto a um risco maior. Mas, hoje, existem opções que tem essa rentabilidade alta e um menor risco, como é o caso do Tesouro Direto.

Deixe um comentário