O que são ações no mercado financeiro?

2. Renda Variável

Durante esses últimos dias, as ações da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo chegaram a apresentar variação positiva superior a 10%, tudo por conta do alcance das investigações da Operação Lava Jato. O mercado de ações muda constantemente, mas algumas empresas são garantia de investimento por estarem consolidadas em seu setor, como é o caso da Ambev, (Companhia de Bebidas das Américas), que ocupa o posto de maior empresa de capital aberto da América Latina e fez jus ao seu título, ao somar mais 12,70 bilhões de reais ao seu valor de mercado em janeiro de 2016. Esse cenário é tentador, quem nunca pensou em investir no mercado de ações? Mas, afinal, o que são ações?

Uma ação representa a menor parcela em que se divide o capital de uma empresa organizada em forma de sociedade anônima (S.A.) de capital aberto (ações são títulos livremente negociados no mercado, ou seja, qualquer investidor pode comprar).

“Ao ser aprovada pela CVM e BM&FBovespa, a empresa será negociada na bolsa através de um processo chamado IPO”

Mas por que a empresa emite ação?

É que quando ela precisa de dinheiro (capitação de recursos) a mesma busca no mercado alguns meios de se conseguir. Um dos primeiros meios que vem à cabeça são os empréstimos bancários, porém esta não é uma solução muito eficaz, pois a empresa deve pagar os juros estabelecidos pelos bancos.

Outros modos de capitação de recursos são: a emissão de debêntures (um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros), notas promissórias (documento que constitui uma promessa de pagamento, ou seja, a pessoa que o emite compromete-se a pagar a uma segunda uma certa quantia de dinheiro num determinado prazo), abertura de capital, além de outros métodos que podem ser procurados no mercado financeiro.

A abertura de capital dá a entender que a empresa buscou bancos e outros agentes financeiros e optou por colocar o capital da empresa no mercado de ações, cada ação representa uma fração do capital da empresa e existem diferentes tipos de ações. Mas, para se tornar uma S.A. de capital aberto e realizar a capitação de recursos, as empresas devem atender uma série de pré-requisitos listados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ao ser aprovada, a empresa passa a ser negociada na bolsa através de um processo chamado IPO – Initial Public Offering – oferta pública inicial (OPI) no mercado, em que a maior parte dos recursos vai para a própria empresa, entretanto, a partir dessa operação (OPI), a empresa passa a ser negociada entre quem comprou e quem quer vender, sendo que a própria empresa manterá parte destas ações.

Deixe um comentário