É possível conquistar a casa própria?

3. ComportamentoTer um imóvel próprio é mais do que um sonho, é um investimento, é apostar em segurança, crescimento e chegar até a conquista de um bem material e financeiro. A casa própria tira as pessoas do aluguel, ou seja, o dinheiro que era utilizado no aluguel pode ser direcionado para outros gastos, como o pagamento de alguma dívida ou, até mesmo, para pagar um financiamento feito para comprar um terreno, apartamento ou casa. Já pensou nisso?

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de se entrar em um financiamento, pedir um em- préstimo ou adquirir uma dívida. Segundo o economista Higor Lemes, da AR Capital Investimentos é preciso estar atendo principalmente para as taxas de juros.

Normalmente, a taxa de juros para financiar um imóvel é mais baixa que outros tipos de financia- mento, porque o próprio imóvel se torna a garantia da compra, mas isso não significa que tais juros sejam baixos. Hoje, os juros no mercado imobiliário variam entre 5% e 12%, sendo que a menor taxa de juros é para financiamentos subsidiados pelo governo federal, como o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). “Atual- mente, as taxas de financiamento imobiliário estão mais elevadas, pois com o aumento da inflação nestes últimos meses, o governo se vê obrigado a aumentar a taxa básica de juros da economia brasileira (Taxa SELIC) para forçar a redução da inflação, o que faz com que as taxas de financiamento no mercado imobiiário sejam reajustadas, isto é, o crédito imobiliário se torna mais caro”, explica Higor.

O programa MCMV, do Governo Federal, tem várias modalidades, no caso de um financiamento atende famílias com renda de R$ 1.600 a 5 mil reais, ou seja, juntando o salário mensal de todos os moradores de uma casa o número total de dinheiro somado deve estar entre esses valores citados. Os interessados devem se dirigir a Caixa Econômica, que é o banco financiador do programa , mas para um primeiro contato é possível fazer um teste no site caixa.gov.br, basta entrar no link “Habitação” e clicar em “fazer uma simulação”, com isso, é possível ver em qual plano você se encaixa. O programa deixa que o financiado compre um terreno, uma casa nova ou realize uma reforma.

O economista Higor ainda diz que o importante é manter a organização financeira e saber o quanto do seu dinheiro pode ser direcionado para o pagamento das parcelas de sua dívida sem prejudicar nos gastos diários. “A compra de um imóvel exige disciplina e planejamento financeiro, pois a pessoa estará contraindo uma dívida de longo prazo ou, até mesmo, por toda vida. Portanto, é importante que toda e qualquer dívida, incluindo a prestação do imóvel, nunca ultrapasse 30% dos seus rendimentos”, afirma.

Deixe um comentário