You are currently viewing Adriano Tizzo, Quando está com dor vai farmacêutico ou médico ?

Adriano Tizzo, Quando está com dor vai farmacêutico ou médico ?

Olá caros leitores, sou Adriano Tizzo e desenvolvi minha carreira no mercado imobiliário e financeiro. Tenho um propósito muito claro: levar educação financeira às pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida. Quem não quer se aposentar com dignidade, realizar seus sonhos, desfrutar de casa na praia e dar uma boa educação para seus filhos?!

Os brasileiros estão guardando e investindo pensando na sua APOSENTADORIA, mas como fazer os juros compostos se multiplicar?

A minha PRIMERIRA dica é que você busque aprender sempre, se interesse pelo assunto mesmo que não goste ou por achar difícil. Geralmente, não gostamos daquilo que não conhecemos, mas aprender sobre finanças é o que vai garantir a LIBERDADE FINANCEIRA para você e toda a sua família. Destaco também que você poderá passar os valores e conhecimentos sobre o valor do dinheiro e dos juros para seus filhos e netos.

Minha SEGUNDA dica é que você evite recomendações de amigos, vizinhos e parentes. Vale muito apena ter um consultor de investimentos experiente que possa te orientar sempre que precisar, como se fosse um médico da família que, ao invés de cuidar da sua saúde, vai poder te orientar financeiramente.

Vamos para um exemplo prático: se você, está com uma dor de barriga, ao entrar na farmácia e olhar aquela prateleira com diversos tipos de remédio e perguntasse ao farmacêutico: qual o melhor remédio para me ajudar com essa dor? Geralmente, ele vai te recomendar o que mais vende; as vezes, até o que dá mais retorno para a farmácia. Trabalhei por anos em uma indústria farmacêutica e sei que as empresas pagam para que o seu produto fique aos olhos do paciente ou para que seja recomendado. O que tem de errado nisso?

No mercado financeiro, esse exemplo se encaixaria no que chamamos de conflito de interesse, pois será que aquele remédio era melhor ou mais indicado para a sua situação? O quanto te custaria se tivesse uma doença grave e tomasse o remédio errado? Já parou para pensar que o que você está comprando poderia trazer sérios riscos para sua saúde! O ideal é passar pelo médico e, se necessário, ele vai pedir os exames e assim fazer o diagnóstico certo e indicar o remédio correto!

Muitas vezes temos pressa em resolver situações de forma rápida, com uma simples recomendação. Mas quando o assunto é finanças isso poderá gerar sérios riscos a sua saúde financeira.

Com a Selic em 2% ao ano, os rendimentos da poupança (que rendem 70% da Selic) representam 1,4% de lucro ao ano. Se descontar a inflação (IPCA) de 1,72% a.a. da sua poupança, o rendimento real será negativo. Uma forma de parar de perder dinheiro é conhecer o poder dos juros e dividendos.

É natural termos que arriscar mais nos investimentos, mais cuidado para não se tornar um especulador em vez de um investidor!

Quando lhe recomendam aplicações financeiras em fundos, ações e títulos de curto prazo, sem fundamentos, é bem provável que você está falando com o ‘farmacêutico’ do que com um ‘médico’. Ele pode ter boas intenções, ou as vezes estar conflitado, mas você que não fez o seu diagnóstico correto não poderá reclamar depois.

Uma citação do Benjabim Graham, um grande investidor, (talvez um dos maiores) dizia “Uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são especulativas”.

Quer começar a investir como os grandes investidores? Então comece por um bom livro de Warren Buffett, maior investidor da história. Pense como uma atividade de academia, em que o treinador tem que te ajudar no começo porque é difícil, chato, mas logo vem os resultados e você cria o hábito, você começa a gostar tanto que nunca mais irá querer parar. Com investimentos é a mesma coisa!

Adriano Tizzo, Consultor de Investimentos pela CVM

AR Investimentos fornece serviços abrangentes de gerenciamento de patrimônio aos clientes. Essas ofertas incluem gerenciamento de investimentos, planejamento financeiro, consultoria em planos de aposentadoria, serviços tributários e serviços de planejamento patrimonial.

Deixe um comentário