Quer investir, mas não sobra dinheiro?

O Segundo um levantamento realizado em 2015 pela Rico, segunda maior corretora independente do país, com 120 mil clientes pessoas físicas, 89% dos investidores atendidos por ela são homens e metade deles tem entre 25 e 35 anos de idade. O valor médio de investimento é de 5 mil reais e 44% têm renda mensal entre três e dez salários mínimos.

Aos poucos, o perfil do investidor está mudando, a situação econômica do país e as dificuldades da Previdência estão fazendo com que a população passe a buscar por outras formas de investimentos, muitas vezes para ter uma renda extra ou conquistar uma boa aposentadoria. Para fazer parte dessas estatísticas é preciso ter uma folga no orçamento, mas é aí que está o problema. Muitos brasileiros querem investir, mas toda vez que recebem seu dinheiro e salário do mês ele acaba sumindo, sem que se tenha certeza do destino que essa verba levou. O Minuto jornal explica agora como organizar o orçamento familiar e fazer o dinheiro reaparecer.

2. Comportamento- infografico

A primeira coisa a se fazer é saber de onde vem seu dinheiro, ou seja, escrever o quanto entra de dinheiro por mês na sua casa é essencial, antes mesmo de saber controlar pra onde vai esse dinheiro.

Escrito o quanto sua residência recebe de renda, vamos à parte difícil: dividir e escrever os gastos. Mas o investidor inexperiente deve se perguntar: “já me falaram tudo isso e ainda assim não consegui poupar”.  Então, é o momento de analisar as despesas domésticas. Será que elas estão muito altas? Ou os gastos em investimentos pessoais, luxo e viagens estão fazendo-o sair do seu orçamento? Agora o investidor volta ao início, analisa suas anotações e registros para saber onde está gastando mais e onde pode fazer cortes de despesas. Sem esse controle inicial, torna-se impossível investir.

Deixe um comentário