Seu guia de investimentos. Já pensou em partir para os Fundos Imobiliários?

1. Minhas Finanças

Investir em Fundos Imobiliários é uma excelente alternativa de investimento, que possui diversos benefícios para melhorar a alocação (os destinos de seus recursos) de ativos de sua carteira de aplicações. Está complicado entender? Vem que a gente explica direitinho.

 O brasileiro tem tradição de investir em imóveis, mas ainda não entende muito bem as características dessa outra maneira de aplicar, a maneira via fundos imobiliários. Existem argumentos que defendem que há uma série de fatores que tornam a aplicação em carteiras imobiliárias mais vantajosas que o investimento direto em imóveis. Conheça algumas delas e entenda os benefícios.

                1 – Isenção fiscal

                Os rendimentos mensais para investidores (pessoas físicas) estão livres do pagamento de imposto. O que muitos investidores não sabem é que essa regra só é válida sob uma série de condições. Para ser isento, o investidor deve ter menos de 10% do total das cotas de um único fundo.

                2 – Acessibilidade

                Qual seria a chance de um pequeno investidor comprar uma fatia em um grande shopping center? Por meio dos fundos, porém, há outras opções para se investir além dos shoppings, são ativos como hospitais, hotéis e torres comerciais.

                3 – Aplicação mínima é baixa

                Com a alta dos preços no mercado imobiliário, comprar um bom apartamento por menos de 100.000 reais nas grandes cidades brasileiras é missão quase impossível. Já nos fundos imobiliários, existem produtos com cotas que custam menos de 2 mil reais.

                4 – Custos baixos

                Compradores e vendedores devem observar uma série de burocracias ao negociar um imóvel. Escritura e taxa de corretagem são alguns exemplos do que pode encarecer (e complicar) o processo. Com as cotas de fundos, tais gastos desaparecem. O investidor deve se preocupar apenas com as taxas de administração do fundo, que são mais em conta do que os valores envolvidos nas negociações diretas com imóveis.

                5 –Gestão profissional

                Qual é a melhor região da cidade para investir em um imóvel? E quando é o melhor momento para vender e obter lucros? Pensar no que é mais ou menos vantajoso na compra direta de um imóvel pode ser difícil. No fundo de investimento, tais decisões são tomadas por gestores que estudam de perto o mercado imobiliário e têm recursos para capturar as oportunidades com maior facilidade. É claro que nenhum investimento de renda variável é à prova de prejuízos, mas a gestão profissional diminuiu bastante os riscos.

                                                                                          Adriano Tizzo, Sócio da AR Capital Investimentos

Deixe um comentário