O que é a taxa Selic e qual a sua importância para a economia brasileira

Quem acompanha os noticiários nacionais sobre economia com certeza já ouviu falar na taxa de juros Selic. A sigla, que significa “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”, é uma sigla utilizada para definir o nome de um sistema onde são registrados, custodiados e liquidados os Títulos Públicos Federais emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional, tais como Letra do Tesouro Nacional e Nota do Tesouro Nacional.

A taxa de juros Selic é importante porque ela é utilizada como um indicador das condições econômicas do Brasil. Por ser um termômetro do valor do dinheiro no país, ela também é conhecida como a taxa básica de juros da economia brasileira.

A grande maioria dos títulos públicos é comprada por grandes bancos, e por lei, todo banco é obrigado a colocar uma porcentagem dos seus depósitos em uma conta no Banco Central. Por conta das muitas operações bancárias realizadas ao longo do dia, é muito comum os bancos chegarem ao fim do dia com uma porcentagem menor do que a que deveriam destinar para o Banco Central, o que faz com que eles realizem empréstimos com outros bancos para que possam cumprir a lei.

Nessas operações, que normalmente perduram por um curto prazo, de apenas 24 horas, as instituições bancárias oferecem títulos públicos como garantia (lastro) pelo empréstimo. Essas transações, são registradas no Selic.

A meta para a taxa Selic é estabelecida e divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que determina a taxa Selic anual. O Banco Central precisa fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Copom, e para isso utiliza a taxa Selic para influenciar a atividade econômica no país.

Para quem investe, é preciso ficar atento ao valor dessa taxa. Alguns tipos de investimento, como em LTFs (Letras Financeiras do tesouro, ou Tesouro Selic), por exemplo, tem seus rendimentos diretamente ligados a variação da taxa Selic. Se um título for adquirido em um ciclo de alta taxa de juros, pode acabar perdendo dinheiro caso haja uma diminuição no valor dessa taxa, pois consequentemente o rendimento desse título cai também.

Por ser uma taxa de curto prazo, a Selic é a taxa usada como referência para outras taxas de juros do mercado, por isso ela é a base para a definição dos juros no país.

Deixe um comentário