O que é INCC?

Índice Nacional de Custo da Construção INCCO sonho da casa própria é o sonho da grande maioria dos brasileiros, porém, ao realiza-lo é preciso se atentar aos valores cobrados e procurar orientação, para não ser pego de surpresa com a cobrança de valores inesperados. Um desses valores que encarece as parcelas do imóvel é o INCC, que significa Índice Nacional de Custo da Construção.

O INCC é um índice que mede a variação nos preços de tudo que envolve o processo de construção de um empreendimento, como material, mão de obra, equipamentos e serviços. A alteração no valor desses itens é suprida com a cobrança do INCC, até o término da obra ou até a quitação das parcelas negociadas.

O índice, que foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é formado com base nos preços apurados em sete capitais estaduais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. O reajuste do INCC é calculado sobre o saldo devedor do acordo feito pelo comprador e é cobrado até o final da construção. A cobrança só pode ser feita quando o imóvel está na planta.

É recomendado que antes da realização de qualquer negócio imobiliário, o comprador analise muito bem o contrato de compra e venda, faça um bom planejamento e, se for necessário, contrate até um especialista para verificar as condições de pagamento. Muitas pessoas são pegas de surpresa com o reajuste das parcelas, e as vezes não conseguem honrar com os pagamentos, pois não esperam que o valor cobrado aumente no decorrer do negócio. Considerando o valor mensal reajustado, o índice não costuma ser muito alto, mas ao colocar todas essas cobranças na ponta do lápis, o valor pode influir no total devido.

Para quem deseja se planejar antes de comprar, a FGV divulga mensalmente o valor do reajuste do INCC. O site Clube dos Poupadores também oferece uma planilha gratuita para download que ajuda a calcular e organizar melhor as finanças de quem não quer correr riscos ao realizar a compra da casa própria.

Deixe um comentário