Donald Trump é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

eleições Estados Unidos Donald Trump

Contrariando todas as expectativas apontadas pelas últimas pesquisas eleitorais, o americano Donald Trump conquistou a vitória da presidência dos Estados Unidos. Eleito o 45º presidente que governará pelos próximos quatro anos a atual maior potência mundial, Trump assumirá o cargo no dia 20 de janeiro de 2017.

A agência de notícias Associated Press projetou a vitória de Trump às 5h32 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9). Sua principal concorrente, a democrata Hillary Clinton era apontada como favorita até o momento da apuração dos votos, que foi extremamente disputada e decidida a favor do republicano após a contagem dos votos nos estados-chave de Pensilvânia, Flórida, Carolina do Norte, Ohio, Geórgia e Iowa, que até então não haviam indicado nas pesquisas quem era o favorito à vitória.

Após a indicação de seu triunfo, Donald Trump disse durante um evento em Nova York que a ex-secretária de Estado ligou para parabeniza-lo pela vitória. “A secretária Hillary me ligou e ela nos parabenizou, e eu a parabenizei pela nossa duríssima luta. Hillary lutou duramente por muito tempo. Temos uma grande dívida com ela por seu serviço”, declarou ele.

Marcado por uma campanha conturbada em meio a discursos polêmicos, como quando revelou o desejo de construir um muro separando o México dos Estados Unidos a fim de inibir a imigração de latinos para o país americano, e escândalos, quando mulheres o acusaram de assédio e gestos sexuais impróprios após a divulgação de um vídeo em que Trump faz comentários sobre apalpar mulheres sem seu consentimento, o novo presidente americano, que sucederá Barack Obama, ainda é considerado uma incógnita em relação as medidas que serão adotadas em seu governo.

“Agora é hora de nos unirmos como um povo só. É a hora. Prometo que serei o presidente para todos os EUA. Vamos renovar o sonho americano. Nosso país tem um tremendo potencial. Nossos homens e mulheres não serão mais esquecidos”, se limitou ele a dizer sobre seu mandato ainda no discurso da vitória nesta madrugada (9) em Nova York.

Em relação ao Brasil, nada foi mencionado durante a campanha eleitoral de Donald Trump. Analistas afirmam que Brasil e Estados Unidos tem relações bastante diversificadas, mas os dois governos sempre se trataram dentro de estruturas burocráticas, portanto, nada deve mudar. Porém, devido a imprevisibilidade do novo governo americano, só o tempo poderá revelar como ficará a relação entre os dois países no futuro.

Filho de um construtor americano de origem alemã e de uma dona de casa escocesa, Donald Trump, nascido em Nova York e graduado em Economia pela Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia é empresário e tornou-se conhecido ao virar apresentador do programa “The Apprentice”, famoso nos Estados Unidos. Entrou na política apenas em 1999, quando se candidatou a presidência pela primeira vez pelo Partido Reformista. A partir de 2001, Trump mudou de partido algumas vezes e em 2010 se filiou ao Partido Republicano, onde conquistou o pleito de 2016.

Deixe um comentário