Receita Federal será mais rigorosa esse ano

4. Banco Central

Em 2016, a Receita Federal espera receber 28,5 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) e pessoas físicas e jurídicas têm até o dia 29 de abril para enviar os dados. Você já fez a sua? Não?! Até o dia 4 de abril, 7.396.848 declarações já haviam sido feitas, o que representa 26% da quantidade esperada. No ano passado, ao todo, foram entregues 27,9 milhões de documentos, pra esse ano é esperado um aumento de 2,1% de declarações.

Mas o que é o Imposto de Renda? É um imposto que o governo cobra sobre os ganhos das pessoas, como salários, aluguéis, prêmios de loteria… O valor é pago de acordo com a renda (quem tem renda menor paga menos, e quem ganha mais paga mais imposto). O imposto é descontado todos os meses do salário e outros rendimentos. Mas, uma vez por ano (entre março e abril), o trabalhador precisa enviar a declaração para que a Receita veja se ele pagou mais ou menos do que deveria. Na declaração, ele informa os dados do ano anterior, ou seja, no IR 2016, coloca os ganhos e gastos que teve em 2015.

De acordo com Samuel Magalhães, consultor financeiro e fundador do Portal www.invistafacil.com, “é preciso muita atenção para não cometer nenhum erro na declaração, evitar entrar na malha fina e ter uma grande dor de cabeça futuramente”. Para Samuel, um momento político e econômico como o do Brasil, de incertezas na direção do país e de contas fechando em déficit, faz com que “o governo aumente ainda mais seu apetite por angariar recursos e a declaração do Imposto de Renda é um prato cheio para isso”.

O QUE MUDOU?

Esse ano, os contribuintes que desejarem incluir seus dependentes na declaração deverão registrá-los no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e informar este número na declaração de ajuste, caso tenham 14 anos ou mais. Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 16 anos ou mais. Médicos, odontólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e advogados autônomos são obrigados a informar o CPF das pessoas físicas para as quais prestaram serviços no ano passado e o valor.

PRECISA DE AJUDA? A PUC-Campinas oferece atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda. Os atendimentos ocorrem no dia 16 de abril, sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no prédio H15 do Campus I (localizado Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades) e na Sala C48B, Laboratório de Informáti ca do Centro de Ciências da Vida (CCV) do Campus II (que fi ca na Av. John Boyd Dunlop – s/nº – Jd. Ipaussurama). Cada pessoa poderá fazer três declarações no mesmo atendimento (com CPF´s diferentes) e deverá levar os documentos pessoais, como título de eleitor, a declaração de 2015 e os comprovantes de pagamentos (despesas médicas, escolares, imóveis, veículos, doações).

Deixe um comentário