O PIB (Produto Interno Bruto) de um País…” Não. Espera. Mas o que é isso mesmo?

PIB

O Produto interno bruto é simplesmente a soma, em valores monetários, de todos os bens, produtos e serviços finais produzidos em uma determinada região, podendo ser calculado por país, estado, cidades, durante um período de tempo determinado, seja um mês, trimestre ou ano.

O PIB é um registro importante porque ele quantifica o valor, ou seja, coloca em números, a atividade econômica na região para monitorar o crescimento ou retração econômica. É um dos indicadores de macroeconomia mais uti lizados. Você deve ter se perguntado como que se calculam estes valores, o Espaço Multipla explica agora. Existem três metodologias (formas) de cálculos, que são chamadas de ópticas, as ópticas rendimento, da oferta e a das despesas, esta última é o método mais presente. Pode ser alcançado por meio de uma fórmula matemática, colocada abaixo:

PIB= Consumo das famílias (C) + Gastos do Governo (G) + Investimentos privados (I) + Exportações (X) – Importações (M).

Com isso, o C representa as despesas das famílias em bens de consumo (bem que tem o objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de uma pessoa); o G é a despesa do Estado em bens de consumo, obras e investimentos; o I conta as despesas de empresas em Investimentos, explicando de outra forma, investimentos privados podem ser definidos como a soma da formação bruta de capital fixo (um indicador que mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles bens que servem para produzir outros bens. São basicamente máquinas, equipamentos e material de construção) adicionado da variação dos estoques. E à diferença entre Exportações e Importações se dá o nome de Balança Comercial, por isso você já deve ter ouvido este termo.

Ter um saldo positivo na balança comercial é muito favorável ao país, pois significa maior entrada de moeda estrangeira no país, isso gera aumento de reserva cambial no país (quantidade de moeda estrangeira que o país tem). Por outro lado, se for deficitário, quer dizer, o resultado dessa balança comercial for negativo e, o governo não realizar políticas de fortalecimento ou proteção da economia, isso pode prejudicar fortemente o cambio da moeda.

Resumindo, o PIB é um número que demonstra como anda a economia de qualquer país e ele está ligado diretamente com estratégias políticas, uma vez que envolve despesas do governo, investimentos de empresas, exportação e importação do país. Conforme essa taxa aumenta, ou seja, um PIB alto, representa mais dinheiro circulando no país, maior consumo, maior competitividade no mercado, empresas abrem e geram maior oferta de empregos, o que afeta diretamente a população.

Deixe um comentário