You are currently viewing Adriano Tizzo, Qual seu plano de aposentadoria ?

Adriano Tizzo, Qual seu plano de aposentadoria ?

Olá caros leitores, sou Adriano Tizzo e desenvolvi minha carreira no mercado imobiliário e financeiro. Tenho um propósito muito claro: levar educação financeira às pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida. Quem não quer se aposentar com dignidade, realizar seus sonhos, desfrutar de casa na praia e dar uma boa educação para seus filhos?!

Seguimos o assunto de investimentos para sua APOSENTADORIA e essa semana o BACEM reduziu novamente a taxa Selic para 2% ao ano. Isso quer dizer, que os rendimentos da poupança, que rendem 70% da meta da Selic, representa 1,4% de lucro ao ano. Se descontar a inflação (IPCA) de 1,72% a.a. da sua poupança, o rendimento será negativo.

O que era uma realidade dura ficou ainda pior, pois com os juros baixos você precisará fazer investimento com mais riscos para buscar uma APOSENTADORIA que a sua família possa aproveitar de um estilo de vida confortável e tranquilo. Se não pensar o quanto antes sobre isso, correrá sérios riscos de no futuro, ficar dependente do governo ou de familiares. Ainda que a sua idade alvo para aposentadoria demore alguns anos, ou se já está chegando, você precisa de um plano para manter o padrão de vida que deseja. É fundamental que se prepare para suas necessidades futuras, incorporando expectativas de custos de assistência médica, fontes de renda, taxas de imposto, benefícios de Seguro Social, assistência de longo prazo, etc.

O brasileiro é carente de educação financeira, o que dificulta a criação de riqueza a longo prazo, porém, a realidade parece que vem se alterando. Para quem não perdeu renda ou emprego, dois fenômenos vem acontecendo com o impacto da pandemia Covid 19: o PRIMEIRO é que as pessoas deixaram de gastar com supérfluo (como roupas, presentes e bares) que as impediam de guardar dinheiro e o SEGUNDO, com a taxa de juros mais baixa da história, as corretoras, bancos e gestoras de patrimônio levaram para o Youtube uma grande quantidade de conteúdo sobre finanças e investimentos, via lives de qualidade, que devem ser aproveitado por todos para aprender cada vez mais.

Os números não mentem! Se fosse em outra época, o Ibovespa estaria em colapso com saque, os mercados estariam em pânico pelos balanços de empresas com prejuízos. Felizmente, hoje o que se vê é o contrário, pois a bolsa vem subindo desde o começo da pandemia. No início dessa crise, muitos investidores, “gurus” e casas de recomendação, aconselharam a zerar suas posições, acreditando em uma caída fortíssima da bolsa de valores. Um amigo chegou a acreditar que a bolsa chegaria a 30 mil pontos.

Mas estes e todos que recomendavam a saída da bolsa estavam errados, pois o brasileiro percebeu este mercado e a Ibovespa vem crescendo constantemente. O número de investidores em ações e fundos imobiliários crescem a cada dia e as corretoras de investimentos nunca abriram tanta conta.

Mesmo com a crise, eu não tinha a visão pessimista do mercado de ações. Em uma análise fundamentalista, retirada de ensinamentos dos maiores investidores do mundo, a situação que percebi era oposta: os preços baixos das ações eram as melhores oportunidades para compra, e não para a venda.

Se você não está preocupado com seu futuro, não pense que o governo vai te ajudar; na verdade ele vai tentar tirar o máximo do que você tem. Talvez essa seja a oportunidade para pensar no futuro, no seu legado de vida. Procure um consultor que possa te ajudar com os primeiros passos. Ou, busque conteúdo na internet o quanto antes para entender o poder dos juros (e como eles podem trabalhar para você ganhar ainda mais) e os ganhos possíveis ao investir em boas empresas.

 

Adriano Tizzo, Consultor de Investimentos pela CVM

AR Investimentos fornece serviços abrangentes de gerenciamento de patrimônio aos clientes. Essas ofertas incluem gerenciamento de investimentos, planejamento financeiro, consultoria em planos de aposentadoria, serviços tributários e serviços de planejamento patrimonial.

Deixe um comentário