Uma boa campanha pode influenciar no resultado das eleições

Além da grande publicidade da imprensa perante o evento político, existe ainda a propaganda dos candidatos, partidos e coligações envolvidas no pleito eleitoral, que é cercada de materiais de divulgação, como os santinhos citando-os em destaque, além de cavaletes e muros pintados com os dados de campanha e foto dos concorrentes.

Algo que também tem extrema influência na decisão do eleitor são as pesquisas de intenção de votos no âmbito de cada municipalidade. Nela pode ser constatada a rejeição ou aprovação a determinados candidatos, seja os que são considerados principais e favoritos, como também entre os candidatos de menor preferência.

Em relação aos candidatos que estão tentando uma reeleição, ou que já exerceram um mandato eletivo em tempos passados, fatores como o que realizaram de positivo em suas gestões anteriores para a sua cidade podem pesar positivamente para conquistar um maior eleitorado, no intuito de sair vitorioso na eleição.

Sendo a pesquisa de intenção de voto conduzida com seriedade e por um órgão credenciado e devidamente preparado, a mesma poderá servir de grande base para o eleitorado definir se o mais viável para seus intentos como cidadão, assim como para a sua cidade, é votar novamente nos gestores públicos atuais, ou se o cenário político de sua cidade necessita de uma renovação e da presença e atuação de novas autoridades e forças políticas.

E o que os políticos podem fazer para convencer e ganhar o voto do eleitor?

urna brasilO marketing político que envolve a condução de uma campanha eleitoral não engloba apenas os gastos com propaganda, mas também a postura do político, partido ou coligação mediante a maior necessidade da população, assim como a maior deficiência existente no município.

Campanhas políticas que se sagraram vitoriosas de forma marcante sempre foram caracterizadas por um vasto estudo e levantamento do perfil de público(s) a ser(em) atingido(s) para o seu êxito.

No caso de um candidato que está concorrendo pela primeira vez a um cargo, ele não tem um retrospecto de gestão pública para usar a seu favor. Partindo deste ponto de vista, recorrer as redes sociais e a internet através de blogs de pessoas influentes e simpatizantes a sua campanha, ou mesmo de um web site personalizado que detalhe sua campanha política e programa de governo, pode desencadear um grande retorno em termos de intenção de votos para sua candidatura.

No Brasil temos o exemplo da transição do governo Lula para o governo de Dilma Rousseff nas eleições de 2010, que no começo teve o próprio Lula como grande base de apoio para a sua candidatura, no sentido de que ela seria um prosseguimento do que foi construído no governo de seu antecessor, que por sinal na época tinha altos índices de aprovação, além de que, se eleita, ela seria a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil. Uma campanha bem-sucedida requer mais que propaganda, e principalmente identidade com o eleitorado.

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