Transferência digital de dinheiro chega no Brasil

4. Brasil

É recorrente alguém acabar esquecendo de pagar uma fatura ou precisar fazer uma transferência de dinheiro de última hora, antes, para realizar qualquer uma dessas ações, a pessoa precisava se deslocar até um banco… Hoje, um celular na mão, com acesso à internet, resolve todos esses problemas rapidamente. O mundo modernizado tem influenciado não só a vida e sociedade, mas também as relações comerciais e econômicas. É tendência os bancos estarem cada vez mais tecnológicos, modernizando seus processos e deixando-os online, a longo prazo será difícil diferenciar um banco de uma empresa de tecnologia e, é aí, onde as empresas devem estar atentas, pois essa área, em constante crescimento, é aposta certa de mercado.

O atendimento pessoal, aquele prestado dentro da agência bancária, geralmente na boca do caixa, custa quase o dobro do atendimento digital (caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo no celular) e os bancos querem incentivar cada vez a diminuição das filas em suas agências e reduzir custo com pessoal contratado, fato que incentiva ainda mais outras empresas a investirem em tecnologia que substituam gastos com espaços físicos e Rh.

“A longo prazo será difícil diferenciar um banco de uma empresa de tecnologia”

A americana Paypal já entendeu esse conceito, saiu na frente e prepara-se para realizar transferência digital de dinheiro no Brasil. A empresa pode ser considerada uma das pioneiras de um dos mais quentes setores do mercado de tecnologia: o de fintechs, termo inglês para se referir às startups financeiras, como o NuBank e o GuiaBolsa, para citar dois exemplos brasileiros. No fim da década de 1990, a Paypalm surgiu como um meio de pagamento online inovador que foi parar nas mãos do site de leilões eBay por US$ 1,5 bilhão, em 2002. Tanto tempo depois, muitos se perguntam por que a Paypal não foi comprada por um banco. A resposta é simples. As instituições financeiras não enxergavam o serviço como um concorrente, pois, a Paypal, era uma empresa de tecnologia, assim, não competia com as casas bancárias. O que pode ser considerado um erro hoje.

 A intenção do Paypal, segundo Mario Mello, responsável pelas operações na América Latina, é avançar para outros serviços financeiros, além do tradicional pagamento online. Um dos que devem chegar em breve ao Brasil é a transferência digital de dinheiro. Os detalhes do serviço estão sendo definidos, mas a previsão é que, no terceiro trimestre de 2016, ele esteja disponível ao consumidor brasileiro.

Deixe um comentário