Saiba o que é renda fixa e renda variável

 

Antes de investir o seu dinheiro, é preciso pesquisar muito e estudar as possibilidades de investimento existentes no mercado.

dinheiro 2Garantir um bom futuro financeiro é o desejo de todo mundo. Para conseguir isso, uma boa maneira é através de investimentos financeiros, que são aplicações que você faz com o seu dinheiro a fim de obter lucros e aumentar o seu capital.

Existem inúmeros tipos de investimentos que você pode escolher para aumentar o seu patrimônio financeiro, mas eles são divididos entre duas possibilidades de renda: a fixa e a variável.

A renda fixa é aquela onde o investidor sabe quanto receberá de lucro sobre o valor investido. Já a renda variável é o oposto, pois não é possível saber quanto o investimento renderá. Os dois possuem riscos, porém na renda fixa a probabilidade de perda é muito menor.

Para escolher que tipo de investimento você deve fazer, é preciso analisar qual melhor se adapta as suas necessidades no momento da aplicação. Se você quer aplicar um dinheiro agora, mas não pretende deixa-lo guardado por muito tempo e não quer correr o risco de ver ele diminuir caso ocorra alguma crise no mercado nesse período, o mais recomendado é que procure opções de renda fixa, como aplicações no tesouro direto, na poupança, debêntures, CDI, entre outras.

Já no caso de um investimento onde você pretende deixar o dinheiro rendendo por mais tempo, a proposta de uma aplicação que possua renda variável é uma boa opção, como ações de grandes empresas, bolsa de valores, entre outras. No mercado financeiro o risco e o retorno caminham juntos, então, quanto maior o risco, a possibilidade de um maior lucro aumenta também, e quanto menor o risco, menor será lucro do investimento. Portanto você terá maior chance de obter um retorno melhor nesse tipo de aplicação, porque caso aconteça uma crise, como a que estamos vivendo hoje por exemplo, você poderá esperar o mercado se recuperar para resgatar o seu investimento e não perder dinheiro.

“O otimista perde muito, o pessimista ganha pouco, seja realista!” (Anônimo)

Independente do seu perfil investidor, o ideal é que antes de qualquer aplicação você se informe e estude muito sobre o assunto. A educação financeira é um fator primordial quando se fala em investimento. Quanto mais seguro e preparado estiver antes de aplicar suas economias, a probabilidade de escolher a melhor oportunidade de investimento será muito maior.

 

Deixe um comentário