Preço do aluguel de imóveis residenciais vem caindo no país

Pelo 18º mês consecutivo, o valor do aluguel residencial registrou queda nominal na passagem de setembro para outubro de 2016. De acordo com dados do Índice FipeZap de Locação, a média de preço do metro quadrado de locação é de R$30,03 segundo levantamento realizado em 11 cidades do país. Nos últimos 12 meses, o Índice sofreu uma queda real de 10,82%, e todas as cidades pesquisadas mostraram resultados inferiores a inflação nesse período. A pesquisa foi realizada considerando apenas anúncios para novos aluguéis, descartando os aluguéis de contratos vigentes, que normalmente sofrem reajustes periódicos de acordo com seus contratos.

Um dos principais responsáveis por essa queda no valor do aluguel é o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que desacelerou de 0,20% em setembro para 0,16% em outubro. O IGP-M é o principal indexador do reajuste do aluguel. Essa desaceleração foi influenciada pela queda da inflação da construção civil, que passou de 0,37% para 0,17%.

Apesar da queda nos preços, caiu também a procura por imóveis para alugar. Imóveis que eram negociados em menos de um mês, atualmente ficam em exposição por até seis meses antes até que apareça um cliente interessado em alugar.

A grave crise econômica que atingiu todos os brasileiros e o alto índice de desemprego são fatores importantes que influenciaram essa mudança no mercado imobiliário. Mas a expectativa é boa para 2017. O setor está confiante de que, com a retomada da economia e do crédito imobiliário, o mercado seja reaquecido e aumente positivamente seus números em relação ao aluguel e venda de novos imóveis.

preço do aluguel fipezap

Deixe um comentário