PMDB lidera as eleições 2016 em número de candidaturas e PT reduz quase pela metade o número de concorrentes

A grande alteração no cenário político nacional, com a queda de Dilma Rousseff (PT), e a ascensão do atual presidente da República Michel Temer (PMDB), refletiu de maneira significativa no quadro de candidatos as eleições municipais deste ano.

A disputa eleitoral conta hoje com 496.867 concorrentes, e quem lidera o ranking em número de candidatos é o PMDB, com 42.691 (9%) representantes, índice praticamente igual ao registrado nas eleições de 2012. A grande surpresa ficou por conta do Partido dos Trabalhadores (PT), que reduziu praticamente pela metade o número de representantes, caindo para a 7ª posição, com apenas 24.269 candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2012 o partido ocupou a segunda posição em número de candidatos, com 41.756 concorrentes.

Com o alto número de candidatos que disputarão cargos para prefeito, vice-prefeito e vereador, o PMDB também tem conseguido conquistar cada vez mais eleitores. Segundo dados do Ibope, os partidos com mais candidatos na liderança nas pesquisas são o PMDB e o PSDB, que estão com quatro concorrentes cada, no topo do ranking de suas cidades. O partido do atual presidente Michel Temer se destaca em Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC).

 

Deixe um comentário