Onde investir no cenário econômico atual?

2. Investimentos

Com a poupança com retorno baixo e inflação em alta, valeu apena estudar para buscar opções seguras e com boa rentabilidade, mesmo para valores menores.

Muitos dos bancos não apresentam para seus clientes porque não ganham com essa opção que é mais alta se comparada com outras.

Essa matéria mostra outra opção para quem quer ter retorno financeiro na hora de investir, são os chamados investimentos no Tesouro Direto no valor de até R$ 5.000,00. O Tesouro é quase imbatível quando comparado a outros produtos oferecidos por grandes bancos, como o CDI (Certificado de Depósito Bancário, uma modalidade de investimento que rende uma taxa de juro prefixada ou pós-fixada).

Para poder negociar no Tesouro Direto, basta abrir uma conta em alguma das corretoras credenciadas, ou banco que possui o título, em que será cobrada uma taxa de custódia anual para a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). É possível adquirir títulos públicos de cinco tipos, divididos entre pré-fixados ou pós-fixados.

Tesouro Pré-fixado

Nos pré-fixados você vai saber exatamente quanto irá receber se deixar o título rendendo até a data do vencimento, ou seja, a rentabilidade é predefinida. São eles:

– Tesouro Pré-fixado (LTN) – Nesse caso o pagamento ocorre de uma vez só no final da aplicação, por isso é indicado para pessoas que não precisam complementar sua renda imediatamente, ou seja, podem esperar para receber o seu dinheiro só no final do investi mento.

– Tesouro Pré-fixado com Juros Semestrais (NTN-F) – Esse título é mais indicado para pessoas que querem utilizar o dinheiro que veio dos rendimentos para aumentar sua renda, já que nessa categoria o investi dor recebe pagamento dos juros a cada seis meses.

Tesouro Pós-fixado

Os títulos pós-fixados têm seu valor corrigido pela taxa básica de juros (Selic) ou pela inflação (IPCA), assim a rentabilidade vai ser calculada por uma taxa definida no momento da compra do título mais uma dessas taxas de variação. Nesse caso existem três tipos de modalidades:

– Tesouro Selic (LTF) – Indicado para pessoas que acreditam que a taxa Selic irá aumentar, porque esse título usa a Selic como base para calcular o rendimento do investi dor e, como não faz pagamento de juros semestrais, é mais interessante para quem pode esperar para receber o dinheiro.

– Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B) – Esse rendimento garante para as pessoas aumento no poder de compra, porque ele é calculado a parti r de duas parcelas, uma é a variação da inflação (IPCA) e outra a taxa de juros pré-fixada, contratada no momento da compra. É indicado para aqueles que desejam complementar sua renda, já que o recebimento dos juros é semestral. A rentabilidade desse título sempre será maior que a inflação.

– Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) – Esse título funciona de maneira parecida com o NTN-B, mas oferece vencimentos mais longos, por isso é indicado para quem deseja economizar para a aposentadoria, comprar uma casa, ou seja, investi r em objetivos de longo prazo.

O site do Tesouro da Fazenda tem mais informações para quem deseja investir nesses títulos.

Deixe um comentário