You are currently viewing O que é Holding?

O que é Holding?

Uma sociedade holding é aquela que visa participar de outras sociedades, como sócia ou acionista, ao invés de exercer uma atividade produtiva ou comercial, de forma que possa controlá-las por possuir uma parte ou o total dos capitais sociais que regem essas sociedades.

Em outras palavras, é formada uma sociedade em que o objetivo é a administração de um grupo de empresas. A holding é a empresa que detém a maioria das ações ou cotas do grupo e, por isso, pode controlar as tomadas de decisão que determinam a gestão das demais empresas.

Esse modelo de sociedade empresarial tem como objetivo melhorar a estruturação de capital das corporações envolvidas. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes empresas, com o objetivo de melhorar a estrutura de capital, ou de criar e manter parceria com outras empresas.

A holding é uma empresa que é criada para ser sócia ou acionista de outras empresas, passando a controla-las por possuir a maioria das ações ou capitais sociais. Desta maneira, ela constituída legalmente por sua função administrativa, sendo que sua função majoritária é o controle sobre as empresas subsidiárias.

Do ponto de vista dos negócios, as holdings são usadas como estratégia para circulação de capital entre os vários setores do mercado e ramos de atividade, evitando que ele fique concentrado num setor específico. Geralmente, um grupo de empresários de setores diferentes se junta em uma sociedade que dá origem a uma holding. Nesse caso, o papel da holding é controlar todas essas empresas, administrando-as em concordância com as características de cada uma, mas garantindo que exista uma centralização administrativa.

Um exemplo de holding é quando uma empresa fabrica um determinado produto X, mas gostaria de começar a comercializar também um produto Y, porém não tem experiência na fabricação desse produto Y. Então ela busca uma parceria com uma empresa fabricante do produto Y, e assim formam uma sociedade para iniciar a comercialização dos dois produtos. Para formalizar esse acordo, é criada uma nova empresa. Assim, a fabricante do produto X detém maior parte do capital dessa nova sociedade e passa a administrar seus interesses.

Existem duas modalidades de holding. Uma delas é chamada de pura, onde o objetivo social é somente a participação como acionista de outras empresas, sendo apenas uma controladora administrativa. A outra é chamada de mista, e no seu objetivo inclui a participação no capital e a exploração de atividades empresariais como comércios, indústria, serviço, entre outros, podendo contribuir com bens ou serviços.

Para que uma empresa seja considerada holding, ela deve participar ativamente e controlar o grupo de empresas do qual é acionista majoritária, fazendo uso de sua estrutura financeira para exercer esse controle.

Deixe um comentário