You are currently viewing O que é CDI?
Financial concept. Money bag and up drawn chart. Increase of salary or income. Copy space for text.

O que é CDI?

A sigla CDI significa “Certificado de Depósito Interbancário”, e representa títulos, que são como empréstimos de curto prazo (24 horas), emitidos de um banco para outro para equilibrar seus caixas no fim dia. Pela regra do Banco Central, os bancos precisam fechar seus caixas com saldo positivo todos os dias. Caso um banco execute saques que superem o valor de depósitos durante o dia, ele precisa emprestar dinheiro de outro banco para fechar a conta. Esse empréstimo é um CDI. A taxa média dos CDIs de um dia acabou virando padrão para o custo do dinheiro em todos os tipos de empréstimos, e por isso maior parte dos investimentos utilizam essa taxa como base para avaliação do seu nível de rendimento.O que é CDI

O CDI é como um parâmetro de comparação a ser seguido. O ideal ao fazer um investimento é obter um rendimento maior que o CDI, que no caso, seria o parâmetro mais alto a ser ultrapassado para ser considerado realmente um bom investimento. Por exemplo: se você tiver um investimento que ganha 8% ao ano e o CDI está em 10% (hipoteticamente), você então está ganhando 80% do CDI. No caso de um investimento onde você esteja ganhando 12% ao ano, isso representará 120% do CDI, o que é um ótimo rendimento pois está acima do valor da taxa base.

A taxa CDI tem uma cotação muito próximo ao valor da taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que é a taxa determinada pelas trocas de recursos realizadas entre as instituições financeiras e o Banco Central, através da negociação dos títulos públicos. Isso acontece para evitar que, caso a SELIC esteja acima do CDI, um banco pegue um empréstimo de outro banco através de CDI e depois emita um empréstimo para outro aplicando a taxa SELIC, gerando assim um ganho financeiro.

A Cetip (responsável no Brasil pelo registro das operações deste tipo no mercado financeiro) publica o CDI como uma taxa e um índice todos os dias, e eles se alteram conforme oscilação do mercado. A taxa é calculada como a média das operações transacionadas em um único dia, desconsiderando as operações dentro de um mesmo grupo financeiro.

Deixe um comentário