You are currently viewing O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente

Investir requer conhecimento, foco e sabedoria. Neste resumo, você pode saber mais detalhes e entender mais sobre os conceitos que estão no mundo dos investimentos. “O Investidor Inteligente” é aquele que utiliza ferramentas de análise e maximiza suas chances de retorno – e você pode aprender tudo isso..

O autor aqui Benjamin Graham foi um influente economista americano, considerado o precursor da estratégia “buy and hold” sem investimento em ações. Essa técnica foi adaptada e utilizada por Warren Buffett, seu seguidor, hoje bilionário. Entenda mais do que Benjamin pode aprender.

A diferença entre especulação e investimento

O primeiro passo para tornar um investidor inteligente é entender a diferença entre especulação e investimento. O investimento garante o seu dinheiro inicial, ou seja, uma quantia em dinheiro sobre os interesses incorridos, esteja salvo e que sejam retornados. Qualquer coisa diferente disso é especulação. O investidor experiente deve estar disposto a levar para os retornos da casa e justos e nunca buscar retornos exagerados.

O investidor experiente, além de ficar satisfeito com os retornos utilizados, considera a segurança do seu dinheiro e busca a garantia dos seus investimentos são elevados. Essas características diferenciadas ou o investidor experiente no especulador, que corre riscos de perder todos os seus investimentos de uma só vez.

As projeções não são 100% disponíveis

Muitos investidores cometem erros usando seus investimentos baseados no mercado de ações. Eles presumem, de maneira errada, que aconteceu no passado e se repetiram no futuro. Por exemplo, eles veem que a ação ‘A’ diminui e atinge seu menor preço no ano de 2000 e um ano depois subiu para a posição numérica do mercado. No entanto, essa quantidade e aumento subsequente podem ocorrer por diversos motivos – não há nenhuma base para um investidor que presume que é uma jogada inteligente comprar grandes quantidades da ação ‘A’ quando seu preço estiver em falta. Não há garantia de que o mesmo cenário será repetido.

A verdade eterna sobre investimentos é que cada investidor deve sempre ter em mente que as projeções não são infalíveis. Na realidade, em muitos casos, as ações surpreendentes tiveram crescimentos fenomenais no mercado. Igualmente, um número incontável de ações “seguras” desaparece sem rastrear depois que os gurus do mercado precedem altas. Basear seus investimentos apenas em projeções pode ser desastroso.

A decisão final deve ser do próprio investidor

Um dos pontos chaves que o investidor inteligente deve ter em mente é que não há ação que substitua fazer seu dever de casa. Aceitar conselhos de investidores experientes, especialistas em mercado e ler blogs e livros sobre grandes idéias de investimento são todas as ações usadas e usar boas dicas sobre o mercado, mas não devem tornar-se uma base de suas decisões finais. Você não deve tornar também dependente de ferramentas de investimento, como as projeções ou simplesmente seguir o mercado e colocar seu dinheiro onde todos estão sendo exibidos. É preciso que você avalie se os pontos de vista dos especialistas são identificados no seu caso, já que você é o único que sabe exatamente qual é o seu apetite por risco ou quais são os seus objetivos com investimentos.

Para que você seja capaz de pesar os conselhos oferecidos ou avaliar como as opiniões dos especialistas, é importante que você tenha em mente que a verdade fundamental do valor do investimento deve ser uma função do seu preço, ou deve ter alguma correlação entre preço que você paga por um investimento e seu valor real em termos de quanto você pode ganhar no futuro.

O exemplo a seguir vai esclarecer o significado disso. Uma moeda de prata rara é vendida por um valor determinado e você pode perguntar se deve incluir-la. Para determinar se esse valor causa sentido, você deve considerar o valor intrínseco do metal, qualquer aumento no preço do metal e a demanda do mercado de colecionadores.

Você também precisa fazer o teste tão precisas quanto possível para quando decidir vender uma moeda, ou o preço seja mais alto que o preço atual. Levar em consideração essas questões vai impedir que você compre uma mercadoria com um preço alto e inflado, que não pode gerar valor suficiente para justificar seu investimento.

O impacto da inflação nos investimentos

Apesar do papel que a inflação não obtém sucesso nos investimentos, a maioria dos investidores atende a uma demanda. Existem várias razões para se preocupar com o impacto da inflação. Por exemplo, uma inflação é uma realidade sempre presente e o aumento no preço da ação fica, na verdade, aquém da inflação cerca de 20% das vezes. Como investidor, quando você determina o retorno esperado ou a valorização dos investimentos realmente vale a pena, você deve considerar que a inflação vai prejudicar seus lucros futuros.

Para garantir que o impacto da inflação nos seus investimentos seja minimizado, você deve considerar investir em ativos que mantêm o ritmo de crescimento da inflação ou até que ela cresça mais. Por exemplo, os ativos imobiliários podem ser uma boa opção, já que você pode presumir que os preços subirão com uma inflação no futuro.

Também pode ser uma jogada inteligente, investir em ativos protegidos pela inflação, também usando dicas de TIPS, em inglês, Treasury Inflation Protected Securities. DICAS são investimentos com um período de maturidade predeterminado. Quando atingir a maturidade, quando o dinheiro é pago ao investidor, os ajustes são feitos para levar em conta a inflação ou a deflação durante o período de investimento. Isso significa que a inflação subiu durante o período desde o momento em que as DICAS ativas foram incluídas, você terá seu dinheiro de volta levando em conta a inflação. Os cálculos de inflação ou deflação para as DICAS são baseados no Índice de Preços ao Consumidor, depois no ajuste reduzido seu poder de compras.

Graham identifica dois tipos de investidor: o investidor defensivo e o investidor empreendedor. Preocupar-se com o impacto da inflação deve ser o primeiro passo crítico para ambos os tipos de investidores por diferentes razões. O investidor defensivo está focado em evitar grandes perdas e está disposto a investir e depois ficar quieto. Por exemplo, eles querem que seus investimentos não tenham complicações e estão felizes em ganhar retornos necessários enquanto mantêm o risco em um nível mínimo. O investidor empreendedor, por outro lado, está procurando pelos melhores retornos e está disposto a fazer muitos bons negócios para alcançá-los.

Determinar se você usa uma abordagem defensiva ou empreendedora que influencia ou quanto você está disposto a trabalhar para gerenciar seus investimentos e não o risco que você está disposto a executar.

O investidor defensivo

Se você é um investidor defensivo, deve escolher um dedo sobre suas ações para obter um retorno adequado, sem arriscar seu investimento mais importante. O objetivo principal do investidor defensivo é proteger seus investimentos e não maximizar seus retornos. Para manter o risco em um nível razoável, você deve diversificar seus investimentos, para que o risco seja distribuído por suas ações e outros ativos.

A diversificação permite que você escolha uma perda de ação de ganho de outra, para que o desempenho geral do seu portfólio de investimentos continue positivo. Então, como você diversifica? Escolha investir em volta de 10 a 30 ações diferentes, que esteja entre as mais vendidas e conservadoras do mercado e que possua um histórico de pagamento de dividendos consistentes.

Ações em alta devem ser evitadas, já que apresentam alto risco e você também deve se concentrar em investir somas baixas e ganhar retornos fornecidos. O curso pode ser lento com essa estratégia, mas, como um investidor defensivo, isso se encaixa no seu perfil de risco e garante que no longo prazo você terá bons retornos. Para garantir que o risco com ações seja mantido em um nível aceitável, invista 25% do total de seus investimentos em títulos.

O investidor empreendedor

A vantagem de ser um investidor empreendedor é que você está disposto a investir mais tempo e energia no processo, o que significa que você terá mais oportunidades para fazer bons investimentos. É muito importante que você insira seus objetivos e invista em uma ação que não seja um investidor defensivo. Para alcançar seu meta de retorno melhor do investidor defensivo, compreenda quando o mercado está em queda e os preços estão baixos e são vendidos na situação contrária.

Outra tática é comprar ações em empresas aéreas que estão desuso no mercado. No entanto, você deve ter certeza do preço das ações ainda mais baixo do seu valor intrínseco.

Verifique o preço histórico das ações e a média da taxa P / G durante muitos anos, para garantir que uma boa compra em suas mãos.

Uma das oportunidades que você deve explorar como um investidor empreendedor é procurar e identificar startups que possuem características certas que se tornam atrativas para grandes corporações.

Uma oportunidade semelhante é Publicada por ações estrangeiras, que não são tão populares no mercado simplesmente por serem desconhecidas. Antes de investir nessas ações, faça seu trabalho e garanta a garantia de que os fundamentos da empresa são usados. Desconfie se estiver pagando muito por uma ação em que você acredita que irá se valorizar. Isso inclui IPOs (Ofertas Públicas Iniciais, onde as ações de uma empresa são oferecidas ao público) superfaturadas e como as ações de empresas já bem definidas.

Entenda Os títulos conversíveis

Os títulos conversíveis e os títulos de garantia devem ser tratados com precaução ou evitados. Esses são títulos emitidos por uma empresa que está procurando aumentar seu capital por algum motivo. Um recurso especial dos títulos conversíveis que pode vir com um valor definido que você ganha quando o período do título expira, ou pode ser convertido em um número específico de ações da empresa, com um preço pré-definido. Se as ações da companhia estão em alta, então você vai querer converter o título, caso contrário, você vai receber o valor definido por ele.

É crítico verificar se o preço de emissão do conversível faz sentido ante o preço da ação da empresa, suas expectativas de crescimento e as condições econômicas gerais. Por exemplo, você não vai querer investir em um título conversível de uma empresa que prove acesso à Internet, não importa quão barato seja o preço, porque você sabe que as expectativas de crescimento são nulas. Usando a mesma lógica, você pode decidir investir em títulos conversíveis oferecidos por uma empresa de tecnologia que faz com que sistemas de nuvens para tecnologia móvel, mesmo que seu preço de emissão seja relativamente alto, porque há uma expectativa de crescimento estável.

Jason Zweig comenta que, quando você compra conversíveis, deve pensar em ações muito estáveis ​​e não como títulos. A verdade é que conversíveis oferecem ganhos menores e riscos maiores que outros tipos de títulos. Zweig observa que, entre os anos de 1998 e 2002, os títulos conversíveis oferecem um retorno médio anual de 4,8%, que era substancialmente melhor a perda média anual de 0,6% das ações. No entanto, os títulos corporativos de longo prazo renderam uma média de ganho anual de 8,3% no mesmo período.

Porque é importante ter uma margem de segurança

De acordo com Benjamin Graham, “o segredo do bom investimento” é construir uma “margem de segurança”. Uma margem de segurança denota uma diferença entre o preço da ação e seu valor fundamental. Se você conseguir comprar uma ação por um valor menor que seu valor fundamental, terá feito um ótimo investimento. Quando você consegue uma boa margem de segurança, pode ver o luxo de relaxar o mesmo que diminuir os preços das ações erradas. O truque está em identificar quando uma ação está sendo vendida em um preço correto que permite uma margem de segurança adequada.

Se dentro do seu portfólio você garantir que incorpore os princípios da margem de segurança, poderá ver como diversificar impedir que suas ações sofram com alterações do mercado. A margem de segurança garante que, apesar de haver algumas restrições no portfólio, o resultado líquido de todos os seus investimentos será sempre positivo. Mas nunca se esqueça de que uma margem de segurança boa não garante que seus investimentos darão lucro: ela apenas limita os riscos de perda.

Os fundos mútuos

Investir em fundos mútuos é uma boa maneira de aproveitar os benefícios da diversificação enquanto deixa os especialistas escolherem as melhores ações para você investir. Se os fundos mútuos são sua preferência, então tenha em mente as seguintes dicas. Os melhores fundos são aqueles que têm um número limitado de clientes, que não promovem seu fundo de maneira exagerada e que possuem gestores que também usam investimentos pessoais no fundo. Antes de decidir investir em um fundo, considere os fatores de risco e os custos envolvidos e investigue como credenciais dos gestores.

Muitos investidores têm impressão de que há algo errado com o fundo mútuo que planejam investir, mas simplesmente ignoram os sinais. Fazendo isso, eles colocam seu dinheiro em risco. Para evitar correr o risco de perder o seu investimento, tenha em conta os quatro seguintes cenários: uma empresa gigante e instável que tem ações extremamente superfaturadas; o conglomerado que quer construir um império; uma pequena firma que assume o controle de uma firma muito maior; e a Oferta Pública Inicial (IPO) que possui um valor intrínseco próximo a zero.

Jason Zweig gerencia futuros investidores e estuda o histórico financeiro das empresas que sofrem desastres conhecidos, como o gigante das telecomunicações Lucent, que depois de adquirir a Chromatis. O fato de a Chromatis não possuir clientes ou receita deve ter sido um indicador para os investidores da Lucent de que a companhia estava cometendo um grande erro.

As flutuações do mercado

Benjamin Graham usa uma parábola simples para explicar como um investidor inteligente não deve definir o mercado no tempo ou depender das projeções. É impossível dizer o que vai acontecer com precisão total. Ele pede para imaginar que o Sr. Mercado é seu sócio de negócios e que vocês são donos de uma empresa juntos. Agora, o Sr. Mercado quer comprar sua parte no negócio e todos os dias ele oferece um preço. Como ele é um cara sentimental, seu preço pode ser muito acima ou muito abaixo do valor fundamental das ações da empresa. Depende de você esperar até que o preço seja justo para poder vender.

Outra dica de investimento que essa parábola deixa claro é que reage de maneira sentimental às mudanças de mercado ou toma decisões difíceis em emoções é uma receita para o desastre.

O que você deve fazer é esperar o preço da ação e ficar mais baixo o valor intrínseco dela, dando margem de segurança suficiente. Mantenha as emoções longe disso e desenvolva uma abordagem disciplinada para investir. Isso vai ajudar você a diminuir sua vontade de vender ou comprar quando o mercado estiver oscilando. O mercado não deve tomar suas decisões de investimento. Você deve aproveitar as vantagens das flutuações do mercado para ganhar dinheiro através das boas oportunidades criadas.

Muitos investidores iniciantes dependem de consultores financeiros, apesar de suas taxas excederem 1% dos ativos investidos. Alguns desses consultores exibem seu conhecimento, gabando-se sobre como usar técnicas técnicas para obter ótimos retornos, que excederam 10%. Você deve ficar atento a isso. Se você decidir contratar o serviço de um consultor financeiro, precisará familiarizar-se com o tipo de ativos em que ele investe, se possuir ou não um plano para investimentos e como poderá descobrir seus investimentos em acordo com os planos dele.

Aspectos a considerar ao investir em uma ação

Seguir cegamente o mercado, um especialista ou um consultor financeiro pode levar a resultados desastrosos com seu investimento. No entanto, como um investidor iniciante, você pode não saber exatamente quais fatores levam em consideração ao avaliar uma ação. Aqui estão seis aspectos que podem ajudar a decidir se vale a pena ou não investir em uma ação:

  • As perspectivas de longo prazo da companhia
  • Finanças sólidas
  • Boa gestão
  • Estrutura de capital contínua
  • Histórico de pagamento de bons dividendos
  • A taxa de dividendos oferecidos no momento

Para avaliar corretamente uma ação, você deve começar a determinar seu desempenho passado. Você pode, então, executar futuras ações e ajustar o valor para isso refletido no novo preço. É importante basear suas análises nos resultados de longo prazo, porque as avaliações feitas com base em resultados de curto prazo não são aplicadas ou o mesmo grau de precisão.

Uma avaliação do valor intrínseco das ações

A empresa Emery Air Freight começou em baixo em 1958, com lucro líquido de US $ 570.000 e, de alguma maneira surpreendente, não sobreviveu ao pior momento dos serviços de passageiros domésticos da aviação nos anos 1970, como também continuou a crescer em termos de lucro, assim como em termos de preço de ações.

No entanto, essa história de sucesso significa investir em ações com expectativa de que o mesmo padrão de crescimento continue sendo uma jogada inteligente? Provavelmente não, porque é preciso considerar outras questões: o aumento da competição na indústria, o aumento nos preços do combustível e outros fatores que afetam o potencial de diminuir o crescimento acelerado do Emery. Um investidor inteligente considera essas possibilidades na sua avaliação do valor intrínseco das ações e das perspectivas de crescimento, e então determina se o preço atual é justificável.

Eles também consideram que fazer avaliações emocionais, levar em conta que uma ação demonstrada é uma taxa meteorológica de crescimento no passado, é uma fórmula para um desastre.

Outro ponto considerado é aquele influenciado por especialistas, gurus de mercado ou pelo próprio comportamento do mercado que pode atrapalhar os resultados. O investidor inteligente leva em conta tanto as atividades do mercado quanto a opinião de especialistas, mas essas não produzem a base de suas decisões.

Conclusão

O livro de Benjamin Graham oferece ao investidor uma visão diferenciada sobre os fatores que devem ser observados para decidir fazer ou não um investimento. O autor deixa muito claro que o investidor inteligente ou o risco e o retorno não andam do outro lado.

O investidor inteligente fica satisfeito com os retornos possíveis e mantém seus riscos sob controle, para o seu capital de investimento não concluído. Eles buscam a garantia de que estão incluindo um preço com potencial para retornos. Eles também sabem que precisam manter uma margem de segurança, que controla seus investimentos apesar da variação dos preços do mercado. O autor também explica como exatamente ou o investidor inteligente avalia ações para verificar seu valor intrínseco e determinar se o preço que deve permitir uma margem de segurança adequada.

Autor: Benjamin Grahan

Deixe um comentário