O corretor como consultor de investimentos imobiliários

Mesmo em crise o mercado imobiliário continua se movimentando, e consequentemente a profissão de corretor de imóveis se mantém ativa. Mas justamente por conta da grande concorrência existente na área, se torna cada vez mais imprescindível que o profissional que queira se manter no auge procure se destacar diante dos demais.

A flexibilidade de horários, possibilidade de altos ganhos com comissões e a necessidade de uma pessoa especializada para auxiliar na hora da compra ou venda de um imóvel, são atrativos bastante apreciados por quem deseja construir uma carreira como corretor, e são motivos também para o constante crescimento no número de registros de profissionais cadastrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Realtor showing the home pricesDiante dessa situação, o profissional de hoje precisa ser muito mais do que um simples corretor de imóveis. Suas responsabilidades envolvem conhecimentos específicos sobre direito imobiliário, matemática financeira, engenharia, arquitetura, e várias outras disciplinas. Por isso ele precisa saber além do básico, atuando como corretor, consultor, assessor de investimentos imobiliários, dentre muitas outras funções, para poder atender a demanda de clientes cada vez mais exigentes do setor.

O perfil dos compradores de imóveis também mudou muito nos últimos anos, além de ter se diversificado bastante, por isso o corretor preciso saber lidar com as exigências e expectativas de cada um. Uma transação imobiliária envolve quantias muito significativas de dinheiro, as vezes até a economia de uma vida inteira, o que justifica essa exigência por parte do cliente.

Após a obrigatoriedade de um curso técnico em transações imobiliárias para o exercício profissional, o corretor teve que se reciclar, se especializar e conhecer muito mais a respeito de sua atividade. Por isso, atualmente, ele pode ser considerado muito mais do que um vendedor, pois tem autonomia para prestar assistência aos seus clientes em qualquer âmbito do negócio.

Ao escolher essa profissão, o profissional precisa conhecer bem o mercado onde pretende atuar, além de desenvolver técnicas de marketing, de comunicação com os clientes, e saber o máximo possível sobre transações imobiliárias e legislações que regulamentam o setor, para assim poder desenvolver um bom trabalho e ser realmente considerado um consultor de investimentos imobiliários, e não mais um simples corretor de imóveis.

Deixe um comentário