Método 5W2H, o que é e para que serve?

No mundo empresarial qualquer iniciativa, para ser bem-sucedida e se destacar sobre a concorrência, precisa de um bom planejamento estratégico. Para facilitar esse processo surgem frequentemente novas ferramentas de gestão. O conceito de 5W2H, dentre essas ferramentas, é considerado uma das técnicas mais eficazes e é muito utilizado para organizar o planejamento necessário.

O 5W2H, que surgiu no Japão e foi criado por profissionais da indústria automobilística, nada mais é do que uma lista de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os profissionais envolvidos em um projeto.

A sua nomenclatura corresponde as iniciais (em inglês) das sete etapas que o compõem, que são na verdade, perguntas fundamentais a qualquer plano de ação ou processo empresarial. São elas:

5W2HEle se destaca das demais metodologias de gestão por sua simplicidade na hora da elaboração de um plano estratégico. Basicamente com as respostas dessas perguntas, já se tem em mãos um mapa das atividades que devem ser executadas de forma clara e efetiva.

O método 5W2H pode ser desenvolvido em forma de tabela, já que ele detalhadamente subdivide o planejamento em várias etapas. O mais importante é que as respostas para as perguntas sejam sempre bem claras e objetivas, para facilitar o entendimento de todos os envolvidos.

Por sua simplicidade, esse método proporciona um planejamento praticamente livre de dúvidas por parte dos profissionais das equipes ou departamentos responsáveis por desenvolver o plano de ação elaborado. Essa ausência de dúvidas acelera e otimiza a execução das atividades, o que é essencial em um meio ágil e competitivo como o ambiente corporativo.

Deixe um comentário