Mesmo com a baixa expectativa no setor empregatício, algumas carreiras serão mais promissoras em 2017

Em 2016, o número de trabalhadores desempregados subiu consideravelmente por conta da grave crise financeira que atingiu o país. Cerca de 12 milhões de pessoas passaram a virada do ano sem emprego, e a expectativa para 2017 não é muito positiva. Segundo projeções, as contratações devem começar a superar as demissões apenas a partir do segundo semestre, mas o índice do desemprego deve cair somente em 2018.

Mesmo diante desse cenário negativo, especialistas apontam que algumas áreas de atuação devem crescer no Brasil. O principal foco dessas promissoras profissões é a redução de custos e o aumento da receita das empresas.

Confira algumas das principais profissões que prometem se destacar em 2017:

Analista de compras: Profissional especializado em negociação e prospecção de fornecedores que possam auxiliar na redução do investimento necessário para compra de insumos para a empresa.

Analista contábil (com conhecimentos em inglês): Profissional especializado em análise, classificação de contas e fechamento de balanço da empresa que tenha domínio do segundo idioma. Apenas 5% desses profissionais detém essa capacidade, o que torna o mercado escasso atualmente.

Analista de desenvolvimento organizacional: Profissional responsável pelo desenvolvimento de avaliações de desempenho, plano de carreira e de sucessão e estudos relacionados a clima e cultura organizacional, muito requisitado por novas empresas, como startups (mercado em constante crescimento) para motivação e estabilidade da equipe.

Analista de planejamento financeiro: Profissional com conhecimento técnico nas áreas financeira e contábil que atua em parceria com outras áreas da corporação a fim de dar uma visão financeira dos negócios para todos os setores da empresa.

Analista de planejamento tributário: Profissional responsável por analisar e estudar todos os impostos que devem ou não ser pagos, com o objetivo de reduzir a carga tributária devida pela empresa e reduzir seus custos.

Cientista de dados: Profissional especializado em analisar e entender os dados da empresa através de plataformas digitais modernas.

Consultor comercial: Profissional que atua na área comercial na busca de novas oportunidades e negócios para a empresa

Desenvolvedor mobile: Profissional responsável pelo desenvolvimento de novos aplicativos para aparelhos móveis a fim de modernizar as empresas por conta do avanço tecnológico da atualidade.

Diretor financeiro (CFO): Profissional líder da área financeira, com experiência em renegociação de dívidas e amplo conhecimento sobre controladoria de negócios. Essencial para empresas que estão em processo de reestruturação após a crise financeira vivida pelo país.

Especialista em supply chain: Profissional com amplo conhecimento em compras, cadeia logística e planejamento de produção e de demanda com foco em redução de custos e melhor relacionamento com clientes e fornecedores.

Especialista em UI (interface do usuário): Profissional responsável pelo design virtual e físico da empresa para uma melhor experiência do cliente tanto pessoalmente como virtualmente.

Especialista em UX (experiência do usuário): Profissional responsável pelo design thinking, estudos de tendências da interface virtual e física do cliente junto a empresa no ambiente virtual.

Executivo de desenvolvimento de negócios/ parcerias para área de meios de pagamento: Profissional com conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro (crédito/ bancos/ e-commerce), tecnologia e perfil do consumidor para um melhor relacionamento com outras empresas da mesma área e ampliação dos negócios.

Gerente de acesso (indústria farmacêutica): Profissional responsável por desenvolver estratégia de acesso e penetração da empresa em mercados públicos e privados, estabelecendo forte interação com entidades regulatórias.

Gerente de educação continuada (serviços clínicos): Profissional responsável pelo desenvolvimento do plano de educação clínica e continuada em hospitais e laboratório, geralmente com foco em desenvolvimento de universidade corporativa para padronização e qualidade de atendimento.

Gerente de vendas: Profissional responsável pelas vendas e por aumentar o faturamento, garantindo lucratividade para a empresa.

Profissional de melhoria contínua: Profissional com a função de mapear e otimizar os processos visando melhoria da qualidade e redução de custos na produção e nas áreas administrativas, que auxilia na atuação mais eficiente da empresa.

Profissional de trade marketing: Profissional responsável pelo estudo do produto nos pontos de vendas, pesquisas dos concorrentes, posicionamento da marca e de mercado e interface para distribuidores e vendedor final.

Profissional de vendas técnicas: Profissional responsável por potencializar as receitas das empresas e com habilidade para relacionamentos com outras áreas.

Supervisor de planejamento e controle de produção: Profissional responsável por definir e coordenador todo processo produtivo com amplo conhecimento de processos produtivos e suas diferentes ferramentas de gestão, controle e melhorias para redução de custos.

Deixe um comentário