You are currently viewing Imóvel próprio: Comprar X Alugar?

Imóvel próprio: Comprar X Alugar?

O momento atual do Brasil, no qual existe um cenário com a economia doméstica (contas da casa),  crise econômica, política, coloca medo em muitas pessoas quando o assunto é comprar ou alugar um imóvel.

Afinal, o que é melhor fazer na hora de investir em imóveis? Compensa entrar no aluguel?

Quem busca um imóvel para residir sempre tem essa dúvida, por isso, o leitor do Blog da AR, traz uma lista das vantagens de cada uma dessas alternativas. Vamos lá.

O Aluguel:
Permite uma maior flexibilidade de vida, é ideal para quem precisa de mobilidade profissional ou pensa nisso, ou seja, o aluguel é ideal para aquela pessoa que não procura se fixar em um só local. O custo do aluguel, em geral, é menor que o custo do contrato de financiamento de um mesmo imóvel, assim, com parcelas menores, você pode investir o seu dinheiro de outras formas, para usar em momentos de necessidade maior. Mas atenção, porque o contrato de aluguel pode sofrer alterações anuais e conforme o proprietário.

A Compra:
de um imóvel próprio representa a constituição de patrimônio, estabilidade e segurança familiar. Quem tem o FGTS ou um capital poupado, pode usá-lo para comprar um imóvel. O ideal é aumentar o valor da entrada do financiamento para que você diminua o tempo de financiamento ou o valor das parcelas, quanto menor o tempo de financiamento menor os juros que você pagará. O contrato de financiamento tem parcelas e juros predeterminados, o que dá previsibilidade e segurança aos seus gastos, permitindo um planejamento maior de suas contas.

Com base nas vantagens descritas fica a seu critério escolher qual a possibilidade que se encontra dentro de seu orçamento familiar.

Caso precise de ajuda, procure algum especialista que possa esclarecer suas dúvidas fale conosco !


Deixe um comentário