Começar um negócio requer muito mais do que um CNPJ. Construí-lo exige tempo, preparo, paixão e mui- to empenho. E com as startups (projetos que identificam oportunidades de negócios ainda não exploradas no mercado) isso não é diferente, na verdade esses ingredientes devem ser re- dobrados, isso porque não se tratam de empresas comuns.
Existem algumas coisas que diferem as startups dos negócios mais normais como lojas, restaurantes ou padarias e algumas delas são:
- Há um grande potencial de crescimento;
- 2) O modelo deve ser inovador;
- 3) O crescimento é rápido e permite alto retorno financeiro.
Para começar uma Startup, o empreendedor deve seguir oito etapas essenciais:
- Para começar, tenha uma boa ideia. Encontre um problema do cotidiano e crie uma solução.
- Monte uma boa equipe
- Defina o modelo de negócio. Desenvolver um plano detalhado da estrutura de sua Startup ajuda o empreendedor a planejar o projeto
- Valide sua ideia. Toda ideia precisa passar por um processo de aprovação que podem ser feitos pela própria equipe de empreendedores.
- Acelere o negócio. Aceleradoras (empresas que dão suporte inicial com o direito de uma fatia do negócio) atraem com mais facilidade investidores de peso.
- Obtenha investimento. Procure investidores que também ofereçam conhecimento.
- Construa um site
- Esteja presente nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, por exemplo, garantem que as pessoas reparem a sua marca.
O empreendedor pode apostar em algumas estratégias para agradar mais os investidores, já que esse público procura por projetos em que as equipes mostram ter uma relação com o seu produto que vá além do interesse comercial, negócios que precisam de muita mão de obra acabam sendo descartados com mais facilidade, outro fator que deve ser pensado é se a Startup tem alcance regional ou global, aceleradoras optam por investir em modelos de negócios que são de longo alcance geográfico e que não são soluções a curto prazo.