Governança Corporativa – A solução nos conflitos empresariais

Em se tratando de empresas familiares, estas são as que mais apresentam conflitos durante sua existência. Para auxiliar na prevenção e resolução desses conflitos, foi criado o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

O IBGC é utilizado por todas as estruturas empresariais, de grande, médio ou pequeno porte, sejam elas familiares ou não, porém, como as empresas de núcleo familiar são as que se mostram mais conflituosas, trataremos aqui deste tipo empresarial especificamente.

A governança corporativa tem por escopo trazer um regramento de convívio entre os sócios, acionistas, fundadores, sucessores e administradores de uma empresa. Assim, os possíveis conflitos são avaliados e resolvidos previamente, em acordo geral dos envolvidos. O IBGC traz para as empresas a interação e convívio harmônico entre os fundadores e os órgãos de gestão da sociedade, visando a perenidade da empresa enquanto ela estiver ativa.

Uma boa governança corporativa propicia uma segurança jurídica para a empresa, pois ela faz com que as questões de gestão sejam totalmente decididas e documentadas através dos instrumentos societários, isto é, faz com que a empresa familiar ganhe credibilidade perante o mercado.

Nas empresas familiares os conflitos giram principalmente em torno da sucessão de seu fundador, diante do fato de haver herdeiros e vínculos familiares. Em situações assim, a decisão de quem poderá ou deverá suceder o fundador pode ser definida antecipadamente, dentro da governança corporativa.

Com normas de sucessão e governança bem definidas, os herdeiros possuem maiores responsabilidades para a manutenção do patrimônio, assim, a empresa fica mais protegida e com mais credibilidade dentro do mercado.

Para garantir que a governança corporativa seja aplicada da melhor forma possível, existem 4 princípios: o da Transparência, o da Equidade, o da Prestação de Contas e o da Responsabilidade Corporativa.

ibgc governanca corporativa

A aplicação do IBGC na empresa demonstra o seu fortalecimento, com uma alteração que ocorre de dentro para fora, de modo que internamente ela conta com uma estrutura organizacional saudável e harmônica, transparecendo isso para o mercado.

Conflitos internos, por menores que possam parecer, tem o poder de desestruturar um negócio e até acabar com uma relação empresarial, causando prejuízos de forma permanente para a empresa. Um simples ato como a governança corporativa pode prevenir para que isso não aconteça.

Em um mercado competitivo como o atual, uma empresa que conta com uma equipe sólida e estruturada possui maiores possibilidades de visibilidade e crescimento.

Deixe um comentário