fbpx

Gestão de Ativos Institucional

Como gestores de patrimônio, temos dedicado tempo a estudar as ineficiências do setor público na gestão dos bens, direitos e créditos do governo.

Todo governo seja, federal, estadual, municipal, fundações ou institutos, possuem uma grande quantidade de ativos comerciais, tanto operacionais, como os aeroportos, rodoviárias, dívida ativa, empréstimo consignado e os serviços públicos de fornecimento de água e eletricidade, por exemplo, tanto quanto aos ativos imobiliários, como terrenos e edifícios. Há também, ativos que representam participação acionária em empresas públicas, privadas, ou mistas com participação estatal.

Atualmente, boa parte desses ativos representam grandes perdas de receitas devido a subutilização, subavaliação, má gestão, manutenção, desperdícios, ineficiência de custos, dentre outros problemas.

Portanto, a maioria dos governos seriam capazes de aumentar sua receita acima do dobro através da gestão especializada, pelo uso mais eficiente de seus ativos comerciais, além de atrair mais investimentos. Para tal, otimizar o valor dos ativos por meio de uma gestão especializada é uma alternativa poderosa frente ao aumento de impostos e ao maior endividamento público da história.

Adriano Tizzo, sócio e consultor de valores mobiliários pela CVM

DIFICULDADE DE GESTÃO

Grande parte dos ativos públicos não estão submetidos a uma gestão especializada, o que leva com frequência à subutilização, ineficiência e ausência de receitas. Ativos imobiliários, por exemplo, muitas vezes não são reconhecidos como um bem comercial, pois permanecem sem registro e, portanto, não são desenvolvidos ou valorizados.

Uma série de características associadas ao procedimento de venda ou desenvolvimento desses ativos, contribuem para falta de interesse pelo Ente, dos quais destacam-se as seguintes:

1. Por questões culturais e pela própria essência, o setor público não tem tradição em vender, locar e permutar ativos. Geralmente,
quando se inicia o processo, ocorrem muitas críticas da sociedade (legislativo, impressa, cidadãos, etc) desestimulando a
continuidade do gestor no processo.

2. Lentidão na elaboração do processo de licitação com interações entre as secretarias interessadas, frequentemente
sobrecarregadas com outras atividades cotidianas.

3. Resistências quanto ao pagamento da taxa de corretagem aderente com as praticadas de mercado.

4. Estudos adequados que refletem as circunstâncias do mercado imobiliário para o momento exato da venda.

5. Dificuldades na prospecção e parcerias de possíveis interessados para aquisição ou desenvolvimento dos imóveis, devido à falta
de ferramentas e ao descasamento de informações entre vendedor e potenciais compradores.

GESTÃO PATRIMONIAL INSTITUCIONAL

O mercado de capitais ou financeiro é reconhecido como mercado eficiente, por adotar práticas de transparência, inovação, agilidade e busca por resultados. Quanto mais a empresa for competitiva, inovadora, eficiente e com melhor governança, mais seus ativos se valorizarão. Então, porque não levar esse modelo de gestão para os bens, crédito e direitos públicos?

Através de um gestor profissional especializado, cujo conselho fosse composto por profissionais qualificados, idôneos, agentes públicos e, até mesmo, figuras conhecidas que pudessem conduzir o processo de forma transparente, eficiente e ágil.

NOSSA PROPOSTA

Receitas para Previdência 

Nos último anos o governo federal, estado e município tem debatido o aumento do deficit atuarial, mas sem perspectivas de receitas novas, sem onerar o servidor e a população. Nossa proposta seria destinar 100% das receitas dos bens, crédito e direitos para o pagamento previdenciário, assim o servidor seria beneficiado no longo prazo com garantia do pagamento de sua aposentadoria.

Fundos de Investimentos 

Centralizar os ativos com a constituição de um “Fundo de Investimento” e transferir os ativos para este fundo, possibilitando a criação de um conselho profissional de acompanhamento para que o governo e sociedade, as vantagens dentre várias, é a agilidade em vender, locar ou permutar adotando as regras de mercado, mas com critérios estabelecidos em regulamentos, seguido pelo gestor do Fundo.

Segurança e transparência

Com a máxima observância dos órgãos reguladores de mercado como a CVM, Tribunal de Conta e Seprev, além de uma pagina na internet que pudesse listar todos os ativos, em que todos pudesse acompanhar todos registro dos atos com transparência e ética.

Pensamento no futuro

Cabe a todos buscar uma solução para desafios do presente para melhorar o amanhã, no setor público não é diferente, estamos aberto para somar e ajudar com nossa experiência, agilidade e conhecimento.

Nosso time de consultores e parceiros oferece desde a gestão de ativos financeiros e imobiliários até a análise, a definição e a estruturação de veículos personalizados de investimentos, garantindo a transparência e ética.

Atendemos clientes de forma fiduciária, colocando os interesses dos clientes em primeiro lugar, sempre prontos para ajudar.

AR Investimentos Asset Management Ltda inscrita sob o CNPJ: 17.055.372/0001-18 é uma instituição devidamente habilitada e autorizada pela CVM para o exercício da atividade de gestão de fundos de investimento. E-mail: atendimento@arinvestimentos.com.br. Conheça o portal de Educação Financeira da Anbima: comoinvestir.com.br

As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos ou oferta para aquisição de valores mobiliários. Os investimentos em fundos de investimento e demais valores mobiliários apresentam riscos para investidor. Os fundos de investimento e demais valores mobiliários não contam com garantia da instituição administradora, da gestora, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento dos fundos pelo investidor antes de tomar a decisão de aplicar seus recursos

Av. Dr. Heitor Nascimento, nº196 – Bairro Morumbi – CEP 13140-729 / Paulínia-SP – Brasil
Edifício Aliança, Bloco A, 6º Andar – Salas 61.

AR Investimentos – Todos os Direitos Reservados

Meu trabalho como consultor de gestão de patrimônio é entender você, sua família, suas metas e objetivos e, em seguida, projetar um plano financeiro personalizado para você de longo prazo. Como consultores de gestão de patrimônios, gerenciamos constantemente seus ativos, buscamos o equilíbrio certo entre risco e oportunidade e levamos em consideração as mudanças em sua vida e nos mercados financeiros.

Fundei diversas empresas no segmento imobiliário e financeiro, são mais 15 anos atuando no mercado imobiliário, passando de uma construtora de casas para incorporação de empreendimentos, e no mercado financeiro são 10 anos, passando pela a constituição de uma securitizadora até chegar gestora de patrimônio, atualmente tenho dedicado a escrever artigos, investir, conselheiro de empresas, quando não estou em alguma uma atividades com os filhos e esposa, gosto de ler, jogar bola e correr.

Estamos empenhados em ajudar nossos clientes a acumular riqueza e fazer a gestão do seu patrimônio observando aspectos mais abrangentes, como tributário, seguros e sucessório. Visamos investimentos baseados em critérios sólidos e de forma independente; por isso não recebemos rebates ou comissões ocultas. Conte conosco para levar o seu legado adiante.

Adriano Tizzo, sócio e consultor de valores mobiliários pela CVM

Fale aqui
Olá tudo bem !
Como posso te ajudar?
WhatsApp
Compartilhar
Compartilhar
Twittar