Fintechs ganham novas aliadas em compliance: as RegTechs

O setor financeiro vem sendo balançado pelo surgimento de startups de serviços financeiros que estão inovando modelos de negócios tradicionais, baseadas no ganho de eficiência, com o menor custo possível para o usuário e uma estrutura enxuta.

Enquanto players tradicionais têm dificuldade em inovar rapidamente, as fintechs tem ganhado cada vez mais espaço nos mais diversos setores: pagamento, crédito, criptomoedas, funding etc.

Inovação e Risco

Desde o crash financeiro de 2008, os serviços financeiros tem enfrentado bastante regulação. E conforme o ônus de compliance aumenta, os times dedicados exclusivamente a observância de normas regulatórias também tem aumentado – O citibank, por exemplo, tem 30 mil funcionários apenas na área de compliance.

Apesar das novas abordagens adotadas pelas fintechs, os problemas de sempre persistem. Oferecer serviços como o de corretagem, financiamento etc  é um mercado arriscado.  Como toda empresa do setor bancário, fintechs também são submetidas às diversas regulações dos órgãos competentes, como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Conselho Monetário Nacional (CMN)  e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), por exemplo.

No Brasil, os órgãos de controle vêm criando regulações específicas para as startups de tecnologia que atuam no setor financeiro. Recentemente, o Banco Central abriu consulta para regular as operações no setor de crédito, como a empresa Nubank, por exemplo. A CVM possui um núcleo especializado para acompanhamento de inovações tecnológicas no mercado de capitais. O Conselho Monetário Nacional também possui normas específicas sobre abertura e fechamento de contas exclusivamente pela internet.

O grande desafio  dos órgãos regulatórios é atuar de forma a não desincentivar inovações mas, ao mesmo tempo, zelar pela segurança, estabilidade e solidez do sistema. A simplificação dos serviços financeiros oferecidos pelas fintechs não pode ser sinônimo de afrouxamento dos controles internos, pelo contrário.

Compliance com Tech

As RegTechs são startups que atuam no setor de compliance regulação. Elas traduzem complexas normas regulamentadoras em uma simples API, simplificando os enormes processos de compliance e mantendo tanto o risco como os recursos humanos baixos.

Tecnologias como machine learning, biometria e OCR ajudam a garantir o compliance com bem menos recursos e em menos tempo. Fintechs agora podem credenciar 95% de seus clientes de forma automática. E dedicar os seus limitados recursos humanos apenas aos 5% de clientes que necessitam de uma revisão manual.

Assim, as RegTechs estão ajudando a eliminar o histórico impasse entre acesso e segurança, resolvendo uma enorme dor dos serviços financeiros. Elas permitem gerenciar o ônus dos processos de compliance, diminuindo o risco, deixando as fintechs livres para continuar oferecendo soluções inovadoras e digitais ao mundo financeiro.

Na IDwall, automatizamos os processos KYC e AML para torná-los tão faceis quanto tirar uma foto da sua CNH ou RG e uma selfie. A partir dessas fotos, certificamos a autenticidade do documento, realizamos consultas nas fontes públicas e fazemos background check.

Fonte: Blog Idwall

Deixe um comentário