Entenda as diferenças entre poupar e investir

Investir e poupar são termos, definições e conceitos bem diferentes, mas os dois se completam, porque não tem como investir se você não tiver um capital inicial para aplicar. Só acumula patrimônio e conquista sonhos financeiros quem poupa, e só depois de poupar é que é possível fazer investimentos para aumentar o dinheiro acumulado.

Para começar a acumular um bom capital, existem várias maneiras de poupar dinheiro. A principal delas é gastar menos do que se ganha, mas o simples fato de obter desconto em algo que você quer comprar, pesquisar preços e optar pelo mais barato, ou até mesmo o simples hábito de guardar as moedinhas que sobram no fim do dia no porquinho de porcelana, são ótimas maneiras de economizar um dinheiro para usar no futuro. O termo “poupar” simplesmente se refere a “deixar de gastar”.

Investir significa aplicar o dinheiro poupado para que ele gere mais dinheiro. A ideia nesse caso é manter um valor fixo aplicado e usufruir apenas do rendimento que essa aplicação proporciona, para que o dinheiro continue aumentando de valor por um longo período.

Businessman saving money in a piggy bankSe você está na dúvida de qual dos dois deve fazer, poupar ou investir, pode começar pensando no objetivo do que pretende fazer com o seu dinheiro. Se a ideia é usá-lo para um fim específico no futuro, como uma viagem, ou algo que deseja muito comprar, poupar é uma boa opção, pois quando atingir a quantia desejada, é só usar. Caso o seu desejo seja ter um bom rendimento por um longo período, o ideal é pensar em investir o dinheiro guardado. Nesse caso, é preciso estudar bem as opções de investimento disponíveis no mercado financeiro, e se for necessário, até mesmo consultar um especialista no assunto para que não corra muitos riscos de perder seu capital em investimentos de alto risco.

Independente do objetivo, especialistas do mercado financeiro dizem que poupar é mais importante do que investir, pois sem dinheiro não é possível pensar em nenhum tipo de investimento. Então, o segredo para o sucesso é sempre fazer um bom planejamento para conseguir obter segurança e tranquilidade no futuro em relação ao seu dinheiro.

Deixe um comentário