Você já pensou em ter sua própria franquia?

Ser chefe de si mesmo! Essa realidade pode ser alcançada pelo empreendedor ao investir em franquias de baixo custo

Diante da crise econômica, o país alcançou no primeiro semestre,  aproximadamente 250 mil dispensas de carteiras assinadas e, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a previsão é que até dez/2015 esse número    chegue a um milhão de desempregados.

Existe uma crise  acontecendo sem previsão de encerra- mento, e o mercado de trabalho também está se adaptando a ela, mas como? O mercado não realiza mais a mesma quantidade de contratações. Além, de criar outras barreiras como a opção de não contratação de pessoas com idade avançada. Para muitos trabalhadores, que antes tinham carteira assinada, a alternativa agora é optar por investir em seu próprio negócio.

E para atender esse público, que deseja ser um novo empreendedor,  existe o “sistema de Franquia”.

As franquias possuem diversas áreas de atuação e investimentos nas mais variadas faixas de valor, elas são acessíveis a qualquer novo  empreendedor que queira investir no seu próprio negócio.

No Brasil há 2.942 redes existentes, sendo que, 94,4% são nacionais. O  município de São Paulo tem a maior concentração de unidades franqueadas (16,5%), seguido pelo Rio de Janeiro (7,4%) e Belo Horizonte( 2,4%).

A Associação Brasileira Franchising (ABF), que gerencia e controla as franquias e os franquiados, calcula para 2015 um crescimento de até 9% no faturamento, para as novas mar- cas o aumento gira em torno de 8% a 9%  e, 10% em novas unidades de marcas já conhecidas. Em termos de geração de empregos, o sistema de franquia gera a cada ano mais de um milhão de novos postos de trabalho.

Quando o assunto é franquia, alguns aspectos que merecem  destaque são: os treinamentos oferecidos para o novo empreendedor, a padronização do modelo de negócio e do sistema de atendimento, além de preparar o novo empreendedor no gerenciamento e controle de es- toques e vendas.

Na hora de abrir uma franquia considere oportunidades ainda pouco exploradas, como a novidade do  modelo de negócio, investimento  inicial baixo e o local. A partir do conhecimento adquirido na primeira franquia será possível que você invista em outras ainda mais rentáveis.

Vale lembrar alguns cuidados, como, buscar franquias com experiência, estudar bem o modelo de negócio antes de  adotar, considerar uma marca ainda desconhecida e estar ciente dos efeitos sazonais, isto é, alguns negócios sofrem influência em deter- minada época do ano, por exemplo, a venda de sorvete no verão comparada ao inverno.

5. Empreendedor

ENCONTRE UMA FRANQUIA QUE CABE EM SEU BOLSO

Encontre sua viagem

 Atualmente, a rede de franquias Encontre Sua Viagem tem cerca de 443 unidades. O investimento inicial é de seis mil reais, mas esse número varia de acordo com a quantidade de habitantes da região onde a franquia irá abrir.

Ice Creamy

Os dois modelos mais econômicos da rede são o de carrinho de sorvete e de galeteria móvel. O investimento inicial é de 9,9 mil reais e 19,9 mil reais.,

IGui

Essa franquia oferece trabalhos com prestação de serviços de limpeza e manutenção de piscinas. O investimento inicial dessa franquia gira em torno de 9,9 mil reais, com um prazo de até três meses para o retorno do valor investido.

Light Depil 

Essa franquia trabalha com fotodepilação, uma técnica chamada luz Pulsada usada na eliminação permanente de pelos. O investimento inicial é de 9,9 mil reais e o retorno do valor investido acontece a partir dos seis meses de funcionamento.