Vantagens do VGBL

Vantagens do VGBL

Olá caros leitores. Vamos conhecer as vantagens do VGBL.

Quando me aprofundei nos estudos sobre investimentos comecei a entender porque os RICOS sempre tem uma apólice de vida e previdência. Sempre pensei em ganhar, guardar e investir, nunca parei para pensar nos riscos de vir a falecer, aliás ninguém quer pensar em morrer. Mas com a pandemia da Covid 19 veio muitas reflexões de como podemos estar suscetíveis à ela.

A ilustração abaixo nos ajuda entender bem o ciclo da vida e o quanto é importante um seguro de vida e previdência de proteção da renda, durante a fase dos 30 anos aos 60 anos, pois é período em que você vai ganhar e guardar recursos para usufruir sua aposentadoria com dignidade. 

Mas já parou para pensar se ter a vida interrompida prematuramente e deixar dependentes. Na sua falta, como seus dependentes se manterão financeiramente? Como ficaria o padrão de vida de seus dependentes na sua ausência? Como arcar com as despesas mensais se estiver impossibilitado(a) de trabalhar?

São questões que os brasileiros preferem não pensar, eu mesmo era um desses. No Brasil, apenas 5% da população têm um seguro de vida, contra cerca de 70% da população norte-americana, segundo a MAG.

O seguro de vida é exemplo de um excelente instrumento de proteção, tão seguro como a previdência. É o caso do VGBL, que nunca entra em inventário e reverte os recursos diretamente para os beneficiários, que podem ser os herdeiros ou não. Esse seguro é muito importante por garantir uma renda e uma proteção no momento de fragilidade emocional. 

Além do seguro de vida há seguros de proteção a renda, doenças graves, invalidez e proteção empresarial para autônomos como médicos, dentistas, advogados, engenheiros, arquitetos, corretores imobiliários e outros. O seguro é fundamental, pois faz com que uma tragédia seja atenuada. Claro que o dinheiro não substitui um ente querido ou reverte o sofrimento causado por um acidente inesperado, mas não se pode negar que o dinheiro traz tranquilidade para superação dos piores momentos e muitas vezes garante a possibilidade por tratamentos mais eficazes para recuperação de um trauma, seja ele físico ou emocional.

Temos a cultura de fazer seguros de nossos carros, mas não fazemos das nossas vidas, que é um instrumento fundamental para proteção de nossas famílias e de nossa renda. O que muitos não tem conhecimento é que, diferente do que acontece com os seguros dos veículos, em algumas modalidades do seguro de vida é possível resgatar o valor assegurado ao longo do tempo, com a devida correção monetária, te permitindo realizar um objetivo ou investir e basta fazer uma nova apólice, para manter as garantias que julgar importante para a sua nova fase da vida.

Existem variados tipos de previdência e seguros de vida com valores acessíveis a sua renda e risco, não precisa ser algo alcançado apenas pelas pessoas mais ricas, basta se informar e entender qual o melhor para cada caso. 

Adriano Tizzo.

Consultor de Investimentos pela CVM.

 

Deixe um comentário