Professores não tem formação adequada no país

O Brasil é um dos países que têm o menor índice de valorização da carreira de professor, o que ajuda esse profissional a ficar em disfunção de cargo, ou seja, lecionar para uma disciplina que não tem formação compatível.

1. Educação

Quase 40% dos professores da rede pública, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e médio, não tem formação considerada adequada para uma ou mais disciplinas. Segundo os dados do Censo de Educação 2015, quatro em cada dez professores que dão aulas em escolas públicas do país não têm formação adequada para a disciplina que lecionam. O dado foi divulgado pelo Ministério da Educação, junto com o anúncio de um novo plano de formação para professores, que busca corrigir essa distorção e adequar os números às metas de educação do Brasil.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, isso acontece por causa dos baixos salários e da falta de atratividade da profissão, e se reflete na falta de interesse dos alunos. Para Priscila Cruz, diretora do Movimento Todos Pela Educação, desviar professores de sua área de atuação influência de forma direta e negativa no desempenho dos estudantes. Um exemplo são professores de Humanas que atuam em áreas de Exatas. “Um bom professor precisa somar domínio sobre a disciplina que leciona, uma boa metodologia e capacidade de gestão da turma. Quando o professor vem de outra área, o primeiro tópico já sai prejudicado”, disse Priscila, em entrevista ao Globo.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que tomará medidas para melhorar a formação dos professores. Entre elas, a oferta de 105 mil vagas para formação de professores no segundo semestre deste ano. Serão 20 mil vagas em universidades federais e 4 mil vagas em institutos federais. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar 81 mil vagas de formação à distância.

No entanto, o Brasil é um dos países que têm o menor índice de valorização da carreira de professor e está no topo do ranking mundial de violência contra eles, ou seja, os nossos professores precisam não apenas de um bom salário, mas também boas condições de trabalho, uma carreira atraente e estimulante.