O que são fundos abertos e fundos fechados?

O principal fator que diferencia os fundos abertos dos fundos fechados é a liquidez, ou seja, a possibilidade de resgate das cotas antes ou depois do término do prazo de duração do fundo.
fundos abertos e fundos fechados

De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a definição de fundo de investimento é “uma estrutura formal que reúne recursos financeiros de diversos investidores, para investimento conjunto”, ou seja, é quando um grupo de investidores adquire cotas de um mesmo investimento, que é gerido e administrado por um administrador, que é quem define as regras de participação e organização do fundo.

Os fundos de investimento tem dois tipos de formação: os chamados condomínios aberto e os chamados condomínios fechados.

Fundos abertos
Os fundos abertos permitem a entrada de novos cotistas, ou a compra de novas cotas por cotistas antigos, para aumentar sua participação no fundo, a qualquer momento, assim como é permitida também a saída de cotistas através do resgate de cotas, ou seja, a venda dos ativos, total ou parcial, de acordo com o desejo do investidor.fundos abertos e fundos fechados
Geralmente, os fundos de investimento de condomínio aberto não possuem um prazo determinado de duração, e contam com uma alta liquidez (por isso é possível vender as cotas e sair do fundo a qualquer momento).

Fundos Fechados
Nos fundos fechados o número de cotas é limitado e existe um prazo de duração. Por conta dessas regras, não é permitida a entrada e saída de cotistas do fundo a qualquer momento, como nos fundos abertos, e as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo, ou em virtude de sua eventual liquidação.
Se um cotista quiser, ou precisar, sair do fundo antes do prazo, ele só poderá o fazer caso haja deliberação por parte da assembleia geral dos cotistas ou caso haja previsão no regulamento do fundo, ou ainda através da negociação (venda) das cotas para outro investidor interessado ou por transferência de cotas de comum acordo entre cedente e cessionário.

A maioria dos fundos e investimento ofertados no mercado financeiro pertencem a classificação de fundos abertos, porém, é possível encontrar as duas opções na hora de investir. Independentemente da escolha, é preciso sempre ficar atento ao prospecto e regulamento do fundo, pois cada fundo de investimentos possui suas regras e características em relação a administração e ao resgate da aplicação.