Enquanto bancos fecham vagas, número de Assessor de Investimentos cresce 52%

carreira no mercado financeiro

O mercado de capitais é por natureza uma abundante fonte de possibilidades financeiras. E por mais que isso pareça óbvio desde sempre, é possível empreender indicando investimentos e portfólios a partir da obtenção do certificado de Agente Autônomo de Investimentos, emitido pela Ancord.

É que considerando a natureza da função básica de um agente autônomo – intermediar a comercialização de produtos de investimento entre instituições financeiras e investidores, nos permite entender que o agente autônomo de investimentos formará sua carteira de clientes fazendo uso de habilidades de alguém que precisa gerenciar sua fonte de renda.

Isso é ser um empreendedor, pois que, com seus próprios meios, constrói sua carteira de clientes e por ela é remunerado e, quanto mais aumenta sua lista e a qualidade dos clientes, mais aumenta sua renda.

Remuneração difícil de definir porque é “quase infinita”

Por esse motivo é difícil definir com precisão uma remuneração praticada no mercado para esse profissional, embora algumas fontes especializadas estabeleçam uma média próxima de 20 mil reais, após 12 meses de atuação.

A prova de que as possibilidades de ganhos para o assessor de investimentos, que é o mesmo AAI, são imensuráveis, mostra-se na atual guerra que está sendo travada entre corretoras e fintechs. Uma disputa por agentes autônomos que sejam capazes de atrair investidores milionários aos portfólios dessas casas financeiras.

Escolha entre as muitas possibilidades

No empenho de atrair agentes qualificados, Asset como o AR Investimentos, configurando uma estrutura de asset light business, como o Uber, está tentando atrair agentes autônomos de investimentos com um conjunto de vantagens profissionais e uma das maiores remunerações do mercado.

Embora o vínculo com uma instituição possa indicar a inviabilidade de uma atividade empreendedora, como você sabe, todo profissional do mercado financeiro, mesmo denominado autônomo, precisa ligar-se a uma corretora por uma questão legal. Mas isso não apenas assegura as atividades do profissional, como também pode estimulá-lo a alcançar grandes resultados.

Exemplo de empreendimento para agente autônomo

Como exemplo, demonstramos a Veedha, um escritório constituído por 31 assessores, ou também agentes autônomos, de modelo partnership (aquele tipo de negócio constituído por vários sócios), que estimulado por sua corretora RB Investimentos.

Boas notícias para agentes autônomos de investimentos

São bons os tempos para agentes autônomos, especialmente para brasileiros. Pois, segundo a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, o número de profissionais aumentou 17% em 2018, alcançando a marca total, mas de apenas 7.745 certificados pela Ancord. Mas você achou que é muito? Bem, nos Estados Unidos, os chamados “financial advisor”, estão na casa dos 1,5 milhão, ainda com projeção de 32% de crescimento e alguns deles chegam a faturar US$ 1 milhão por ano, segundo dados da CNN Money.

O que esses números indicam? Subliminarmente, o mercado para agentes autônomos tem muito para crescer em nossa terra.

É só o começo para quem quer ser agente autônomo

Considerando também a mudança de comportamento do brasileiro em relação a fontes de renda, à previdência, conceitos de enriquecimento, obtenção de patrimônio e investimentos, que mudaram bastante nos últimos anos, levando cada vez mais pessoas a dependerem de instituições financeiras e estas a contratarem mais pessoal qualificado, podemos concordar com o que alguns jornais dedicados a assuntos de finanças têm dito, a profissão de agente autônomo é a “carreira do futuro”.

Liberdade, prestígio, alto rendimento e segurança podem ser os benefícios alcançados por quem deseja ser um agente autônomo de investimentos. Tudo o que você precisa ter ou aprender é, habilidades técnicas e social, depois, só comprovar isso através da obtenção do certificado Ancord. E nem precisa ter formação em nível superior.

FONTE: exame.abril.com.br