O Brasil ajuda a economia de outros países? E a dele mesmo?

Ministério Público do Brasil investiga empréstimo para Cuba.

1. Brasil

Desde a inauguração do Porto de Mariel (localizado em Cuba), em janeiro de 2014, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é questionado em relação às regras definidas para que acontecesse o empréstimo de 682 milhões de dólares para a obra do porto. O gasto total foi de quase um bilhão de dólares e a empreiteira Odebrecht ficou responsável pela construção.

Hoje, algumas perguntas estão sendo feitas, tais como: A operação, feita com dinheiro dos contribuintes brasileiros, era vantajosa para o banco? Qual era a vantagem econômica da obra para os interesses brasileiros? Por que o governo classificou o conteúdo do contrato como “secreto”, com validade até 2027? Para essas perguntas, O BNDES e a Odebrecht sempre deram a mesma resposta: que 100% do dinheiro investido não saiu do Brasil, ficando aqui na forma de pagamento de salários, de custos de engenharia e administração e de exportação de bens (cimento, aço, máquinas, carros, etc) destinados à construção. Diante de tantas perguntas sem respostas, o Ministério Público move duas investigações para descobrir o que pode estar errado na aprovação deste empréstimo do BNDES para a construção do porto de Mariel pela Odebrecht e, também, quer entender como o ex-presidente Lula agiu durante as negociações desse empréstimo.

Segundo reportagem da Revista Época, os investimentos brasileiros em Cuba foram possíveis graças a um acordo comercial assinado em 2008 entre os dois países, quando Lula era o presidente. Na época, ficou combinado que o BNDES colocaria à disposição dos cubanos US$ 600 milhões para financiar projetos na ilha.

A reportagem da Revista Época reproduz um telegrama do dia 6 de  junho de 2011, que faz parte do inquérito (investigação) de Brasília, da embaixada do Brasil em Cuba para o Itamaraty (órgão do Poder Executivo, que auxilia o presidente). A respeito da construção do Porto de Mariel, o documento diz que Lula, já como  ex-presidente, garante que o financiamento da obra iria acontecer sem impedimentos.  O BNDES tem como missão ajudar a dar um empurrão na economia do Brasil, mas, é possível que, nos últimos anos, ele tenha ajudado o desenvolvimento econômico de outros países, como Cuba.

O Que é O BNDES?

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi criado em 1952 para organizar a política nacional de desenvolvimento econômico do Brasil. Em 1971, esse banco se transformou em uma empresa pública e, hoje, investe em agropecuária, indústria, comércio e serviços, infraestrutura, sempre com condições especiais para as micro, pequenas e médias empresas. Todos os investimentos realizados pelo BNDES são importantes para o crescimento do Brasil como um todo, já que os juros são sempre ou quase sempre subsidiados, ou seja, esses juros são mais baixos do que os utilizados no mercado.