Maioria dos gestores de previdência revisou política de investimentos na crise

Quase 60% deste movimento vai no sentido de iniciar uma revisão das políticas de investimentos dos planos, de acordo com um levantamento da consultoria Mercer em parceria com a Abrapp

Mais de 80% dos gestores de fundos de pensão e de previdência privada já adotaram ações em seus portfólios para minimizar os impactos da crie financeira gerada pelo novo coronavírus.

Quase 60% deste movimento vai no sentido de iniciar uma revisão das políticas de investimentos dos planos, de acordo com um levantamento da consultoria Mercer em parceria com a Abrapp, associação que representa os fundos de pensão.

O levantamento obtido pelo entrevistador ouviu 132 participantes, entre diretores, gerentes e analistas, que representam 61% do patrimônio total de previdência corporativa no Brasil. No primeiro momento, a reação é para reduzir o risco, em uma “fotografia defensiva”, na visão da Mercer.

“Pode ser uma primeira reação em um momento de alta incerteza e volatilidade”, diz o líder de previdência e investimentos da consultoria no Brasil, João Morais. Mas, com a depreciação dos ativos, esse pode não ser o momento adequado.

“Para o investidor de médio e longo prazo, os ativos de maior risco tendem a oferecer maiores retornos”, completa.

Fonte: Valor Invest