Hoje em dia é possível fazer cursos de qualidade de forma online e gratuita

Com o avanço da tecnologia, só não se atualiza quem não quer. Através da internet é possível acessar cursos de qualidade, oferecidos muitas vezes de forma gratuita para os usuários.

Os profissionais de hoje executam muitas atividades durante a sua jornada diária. E mesmo quando saem do trabalho, geralmente já tem muitas outras coisas para fazer, como buscar os filhos na escola, fazer compras, cuidar da casa, praticar atividades físicas. Essa rotina agitada faz com que fique cada vez mais difícil arrumar tempo para se dedicar ao aprimoramento de seus conhecimentos. Fazer um curso de pós-graduação, melhorar o seu conhecimento técnico, ou simplesmente estudar qualquer coisa que seja do seu interesse, muitas vezes acaba ficando em segundo plano.

Pensando nessa rotina atarefada da maioria das pessoas, muitas instituições tem disponibilizado diversas opções de cursos através da internet.

Além do conhecimento formal que proporcionam, esses cursos online, de curta ou longa duração, também ajudam profissionais e estudantes a desenvolver competências comportamentais valorizadas no mercado de trabalho, como disciplina, foco, responsabilidade e iniciativa.

As vantagens desses cursos são muitas. Além de muitos deles serem gratuitos, em sua grande maioria podem ser acessados a qualquer momento do dia. Não existe uma regra em relação a isso na internet. O aluno faz o seu próprio horário e cria sua própria rotina de estudos.

O conteúdo desses cursos é o mais variado possível, e muitos deles são disponibilizados inclusive por instituições de renome, para alunos de todo o Brasil.

Através da plataforma Coursera, por exemplo, é possível participar de aulas na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Na internet também é muito fácil encontrar conteúdo para auxiliar os estudantes mais jovens, que ainda estão decidindo a carreira que querem seguir. Sites como o You Tube e o Edu. App, reúnem as melhores videoaulas disponíveis na rede sobre assuntos que caem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos principais vestibulares do país.

Mobile devices. Tablet PC, smartphone on laptop, technology concAlguns cursos gratuitos cobram apenas a emissão do certificado. Dentre os que cobram pelo conteúdo, o valor costuma ser bem acessível na maioria das vezes. Mas tudo varia conforme o curso e a instituição.

Em uma época em que todo mundo está usando smartphones e tablets para estudar, a maior parte dos sites e aplicativos com cursos disponíveis já são compatíveis com todos os sistemas, e funcionam em qualquer aparelho, o que facilita ainda mais o acesso e diminui cada vez mais as desculpas de quem ainda não está atualizado.