Gestor ou técnico? Com o conceito de carreira em W é possível ser os dois

Uma nova modalidade de carreira, que possibilita a escolha de mais de uma especialidade, pode ser uma boa alternativa para os profissionais que anseiam por crescimento e reconhecimento.

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, e para se destacar é preciso buscar um diferencial. A carreira em Y, aquela onde o profissional escolhe se quer atuar na área técnica ou na área de gestão, atualmente não tem suprido a estrutura organizacional das empresas. Hoje em dia, muitas instituições estão sentindo a necessidade de profissionais mais amplos, que consigam executar essas duas funções, de gestor e técnico, ao mesmo tempo.

factory managerA chamada carreira em W, é aquela onde o profissional possui um alto grau de versatilidade e flexibilidade. Ele deve ter conhecimento técnico, habilidades administrativas e saber liderar diferentes pessoas de diferentes áreas.

Essa modalidade de carreira possibilita ao profissional o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Um técnico que passa para uma carreira em W, deve aprender conceitos específicos de liderança de pessoas, como gestão de relacionamentos interpessoais, feedback e tomada de decisões.

As organizações que incentivam os colaboradores a assumirem novos projetos, trabalharem com outras áreas e que as vezes até bancam cursos para crescimento de carreira, conseguem obter resultados acima do esperado e não perdem profissionais por não encontrarem uma maneira de recompensá-los pelo bom trabalho. A carreira em W é uma maneira de reconhecer e aumentar a sensação de satisfação dos seus técnicos valorizando também seus gestores.

No mundo atual, é de extrema importância que o profissional moderno tenha um bom repertório de conhecimentos. Não basta apenas ser especialista em uma determinada função, é preciso conhecer as necessidades de outros departamentos, saber quais são seus objetivos e o quanto isso vai impactar no andamento dos negócios naquela área da organização.

A carreira em W pode ser desenvolvida em áreas de baixa, média e alta complexidade, ou seja, área operacional, administrativa, técnica, executiva, especialidades e multifuncionalidades, todas autogerenciáveis, e nenhum outro plano de cargos e salários prevê um número tão grande de possibilidades de crescimento como esse.