Existe um tipo de juros que pode beneficiar seu bolso

Banco Central pode subir mais os juros, a famosa taxa Selic pode aumentar e traz oportunidades de rendimento para o investi dor. Saiba como aproveitar essa mudança.

 O Banco Central (BC) se reuniu na última semana de novembro e sinalizou que pode voltar a subir a taxa de juros em 0,5 ponto porcentual, ou seja, para 14,75% ao ano. Esse aumento na taxa Selic é favorável ao investidor que deseja fazer uma aplicação financeira em títulos da dívida pública.

O atual cenário econômico nacional, que apresenta um quadro de inflação alta e uma crise política sem precedentes, colaborou para que as expectativas de inflação fossem revistas, fato que fez com que o Banco Central revisse sua posição em relação à taxa Selic. “Havia uma expectativa de manutenção da taxa Selic, mas na última reunião do Copom [Comitê de Política Monetária], dois diretores votaram pela subida da taxa. É o tipo de sinalização que provoca a alta das taxas dos juros futuros e beneficia os investimentos pós-fixados e atrelados à Selic ou ao CDI”, afirma o economista Higor Lemes, da AR Capital Investimentos.

Nesse contexto, uma boa opção de investi10mento são os títulos públicos pós-fixados, cuja remuneração acompanha a subida da taxa de juros e, também, a variação da inflação, como é o caso do Tesouro Selic (LFT) e o Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B). Aplicar nesses títulos pode ser uma estratégia interessante de investi mento no momento atual, pois o investi dor se prepara para a subida da taxa de juros e, também, se previne da variação inflacionária, além de obter rendimentos elevados à curto prazo.

O economista Higor, ainda, destaca que é importante levar em consideração o prazo de investimento. Para aplicações de curto prazo (até dois anos), ele recomenda aplicações em Tesouro Selic (LFT). “Se a Selic subir ou ainda se manter nesse patamar elevado, o investi dor terá um retorno atrativo”, diz Higor. Veja que no Tesouro Direto, programa de negociação de títulos públicos para pessoas físicas, o único título Tesouro Selic (LFT), disponível para venda, tinha vencimento em 2021, ou seja, tinha um prazo mais longo. O economista lembra, porém, que os títulos têm possibilidade de resgate diário e o investidor pode ganhar mesmo sacando o papel antes, uma vez que não há expectativa que o seu preço desvalorize.

Para um prazo mais longo, de quatro anos, recomenda-se o título do Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B) com vencimento em 2019, que tem apresentado um prêmio bastante elevado. É um ativo com risco baixo e retorno real elevado. No dia 27 de novembro, esse título era negociado com taxa de retorno real de 7,43% além do IPCA.