Ensino público ou privado?

Ao contrário do que dizem, o ensino privado nem sempre é melhor que o público, o conhecimento extracurricular que o aluno leva para a escola influencia diretamente no rendimento dele.

5. EducaçãoA discussão é antiga e, o cenário da educação no Brasil, também. Hoje, referência de bom ensino, as escolas particulares nem sempre têm os melhores alunos, é preciso ter cuidado com o lema “se é pago é bom”. A diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda é uma grande barreira para vencer a desigualdade.

Segundo Priscila Cruz, Diretora Executiva do Movimento Todos pela Educação, o conhecimento agregado tanto por instituições públicas, quanto por particulares é o mesmo, a diferença está na bagagem cultural e no contexto socioeconômico de cada aluno. “A gente tem a percepção de que a escola privada é melhor do que a pública, mas não é. Como disse, metade do rendimento de um aluno é o que ele traz de casa, é extraescolar. A outra metade é o que aprendeu na escola”.

A professora da Universidade Estadual de Campinas, Maria Malavasi, diz que os frequentadores de uma escola privada geralmente têm mais acesso a livros e programas culturais. Com isso, eles chegam com um acúmulo de conhecimento superior ao dos alunos de escola pública e, consequentemente, criam um capital cultural maior. Sem o fator socioeconômico, o resultado de ambas seria equivalente. Ao escolher entre ensino público e privado, deve- se levar em conta sempre o esforço individual. A educação é muito impactada pela expectativa de cada um. Se o aluno tem expectativa de entrar no Ensino Superior, ele encara a educação básica de um jeito, se acha que não merece estar no Ensino Superior, terá outra atitude.