Como manter o seu emprego em tempos de crise?

Um guia exclusivo, em que a redação do O Minuto explica como se destacar no emprego.

A crise econômica é uma realidade, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o desemprego atingiu o patamar de 6,4% em abril, o maior desde março de 2011. Cresceu também a população que não encontra oportunidades, que chegou a quase oito milhões de pessoas. Diante desse cenário, há uma grande preocupação em conseguir uma vaga de trabalho ou se manter no emprego.

“É importante ter iniciativa e não se  limitar a fazer  apenas as mesmas atividades  sempre”

 

De acordo com os especialistas em recursos humanos, existe algumas recomendações que todos os profissionais podem seguir na tentativa de manter o emprego.

1. Profissão - infográfico

A redação de O minuto explica agora quais são as melhores estratégias e atitudes que você precisa adotar para alcançar e manter o emprego. É necessário estar mais focado na carreira neste momento complicado. É importante ser proativo, oferecer voluntariamente soluções, não se limitar a fazer apenas as mesmas atividades de sempre e não adiar tarefas e responsabilidades durante o expediente. Dê o máximo de si no seu trabalho, dedique-se, esforce-se como nunca para atingir suas metas. Busque superar-se, ir além do que a empresa espera de você.

Além disso, pense “fora da caixa”, sempre procure melhorias para a empresa como um todo e ofereça soluções que possam colaborar com o desempenho de toda a empresa.

Por isso, em épocas como essa, as empresas procuram ficar com os denominados “colaboradores talentos”, ou diferenciados, ou seja, aqueles que poderão contribuir mais em até outras funções da empresa, cobrindo um colega que faltou, foi dispensado ou em uma vaga que está em aberto. É o conhecido funcionário multitarefa, que faz muito bem aquilo para que foi contratado, mas também se dispõe a exercer outras funções exercendo-as com eficiência.

É preciso estar atento às mudanças causadas pela crise, saber o que a empresa espera de seus funcionários, destacar as suas qualidades e colaborar no que for preciso.